Caeté é pioneira na venda direta de etanol
DE DIREITO
A venda direta de etanol da usina para o posto foi garantida após longa disputa jurídica e política que envolveu produtores e distribuidoras de combustíveis. Finalmente autorizada no país, a nova modalidade foi regulamentada pelo governo de Alagoas em janeiro deste ano, estabelecendo como será o sistema de arrecadação de ICMS do combustível.
DE FATO
Na prática, as usinas de Alagoas passam a funcionar no sistema de ST (Substituto Tributário), sendo responsável pelo recolhimento antecipado do ICMS.
Dessa forma, qualquer posto pode comprar o etanol direto na indústria, retirando o produto no local.
NA PRÁTICA
A dúvida que permeava o mercado em Alagoas era se as usinas iriam precisar montar um sistema de logística para atender os postos ou se os postos iriam contratar alguma empresa especializada. Era. A Usina Caeté resolveu isso de forma simples. Está cadastrando os clientes e fazendo a venda direta. A operação começou na semana passada e já é considerada um sucesso.
COMERCIALIZANDO
A empresa evita dar dados sobre o total de revendedores que se cadastraram para comprar etanol ou o valor de comercialização do produto. Mas o combustível já foi comercializado até o momento com postos de Maceió, Arapiraca, Penedo e São Miguel dos Campos. O próximo destino será Palmeira dos índios.
PIONEIRA
A Caeté, torna-se, assim a primeira usina de Alagoas a vender diretamente etanol para postos de combustíveis. Com a redução de carga tributária e a retirada do atravessador do processo, o preço do etanol já começou a cair na indústria. O que se espera é que em breve a diferença de preço comece a chegar no bolso do consumidor.
*Notas veiculadas na edição desta terça-feira (22), na coluna Mercado Alagoas, do jornal Gazeta de Alagoas.