Governança: Setor de Suprimentos apresenta novas estratégias visando melhorias no processo de compras
O setor de Suprimentos da Usina Caeté realizou nos dias 18 e 20, apresentações com foco na Melhoria das Estratégias de Compras das três unidades produtoras, direcionadas num primeiro momento para gestores e líderes das empresas.
De acordo com a compradora Adeliane Pontes, responsável pela condução das apresentações, após essa fase inicial, serão iniciados treinamentos e a implantação de novos procedimentos para o setor de Suprimentos da Usina Caeté e suas Unidades Marituba e Paulicéia.
“Mediante a rotina de compras e as novas sinalizações de mercado, vimos a necessidade de alinhamentos e melhorias nas nossas estratégias. As cadeias de suprimentos globais estão enfrentando desafios sem precedentes com uma combinação de problemas complexos que estão prejudicando todo o fluxo de produção e chegada dos insumos. Portanto, é fundamental a sinergia entre os setores para alcançarmos bons resultados”, salientou Adeliane Pontes.
Os colaboradores do setor de Suprimentos da Unidade Paulicéia participaram remotamente da apresentação do dia 18, realizada no auditório da Escola Conceição Lyra, em São Miguel dos Campos. No dia 20, foi a vez dos gestores e líderes da Unidade Marituba, situada em Igreja Nova, também em Alagoas.
Na visão do gerente de Suprimentos da Usina Caeté, Marcelo Lavenere, o setor de Suprimentos busca continuamente atualizações, visando acompanhar as inovações existentes e uma consequente otimização dos serviços. “A diretoria está sempre presente, proporcionando a equipe um ganho de performance junto aos seus colaboradores. A busca pela melhoria da compra bem feita nasce desde o usuário (solicitante), tornando possível um direcionamento da forma devida, dentro da ética e da melhor maneira para que consigamos colocar mercadoria/serviço dentro da empresa com eficiência, tornando a empresa cada vez mais competitiva. O setor de Suprimentos da Caeté sempre foi muito bem trabalhado e neste momento, estamos nos aliando ao que o mercado tem, para poder crescermos frente as atualidades mundiais.”
Paulo Couto, diretor Administrativo e de Suprimentos da Usina Caeté, destacou que os debates iniciais foram direcionados para todas as áreas operacionais, os principais clientes do setor de Suprimentos. “As apresentações objetivam trazer ações de governança, visando efetivamente estabelecer e enaltecer a importância estratégica do Suprimentos. Com a retomada de crédito da usina, depois da reestruturação financeira, precisamos voltar às ações estratégicas de planejamento, visando os melhores negócios e os melhores resultados. Contamos com novas ferramentas e também estamos participando de um ‘Pool de Compras’, que permite que tenhamos uma visão de mercado bem ampla e o envolvimento dos líderes no processo inicial, pois são os responsáveis pelas solicitações, e vai fazer com que toda a cadeia seja positiva, tendo um poder de negociação mais elevado”, finalizou.
Ascom Usina Caeté