Close

Notícias

Menor custo agrícola do Nordeste rende premiação da Pecege para a Unidade Marituba

Menor custo agrícola do Nordeste rende premiação da Pecege para a Unidade Marituba

Em solenidade realizada no dia 24 de julho, no hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, Alagoas, a Usina Caeté – Unidade Marituba foi a grande vencedora do Prêmio Ivan Chaves – Edição Nordeste, na categoria “Eficiência em Custo Agrícola”. O superintendente agroindustrial Mário Sérgio Matias e o gerente agrícola da Unidade Marituba Rafael Bonfim receberam o prêmio entregue pelos diretores da Pecege.

A cerimônia, realizada durante o evento Expedição Custo Cana, a Usina Caeté – Unidade Marituba foi escolhida pela Consultoria e Projetos Pecege como a melhor em eficiência em custos de produção.

“Essa foi a primeira vez que a Pecege trouxe a premiação para o Nordeste e a satisfação é imensa em constatar os resultados obtidos pela Unidade Marituba, tornando-se a grande vencedora da região”, destacou o superintendente agroindustrial , acrescentando que os dados agrícolas são compilados, em todas as operações, permitindo que a Pecege estabeleça o ranking.

No total, foram mais de 15 usinas participantes do ranking na região Nordeste. “Atribuo essa conquista a todo um trabalho que a gente vem desenvolvendo, na busca contínua por melhorias nos processos de kpis [indicador chave de desempenho em eficiência operacional], além de otimizar toda a estrutura, conscientizando a equipe para atingir os indicadores operacionais de monitoramento”.

Mário Sérgio Matias destacou ainda que a Caeté está buscando fortemente o aumento da produtividade e a redução de custo. “O evento da Pecege traz uma competição sadia para todas as usinas envolvidas. Sempre há uma facilidade grande de diálogo com o setor na região”, destacou o superintendente.

A premiação da Pecege avaliou os dados da safra passada. “Agora estamos dentro dessa linha de investimento de buscar melhorias contínuas nos processos, olhando no retrovisor do que foi realizado e corrigindo os erros,  acertando a rota. Estamos numa curva de evolução constante, então a cada ano que se passa é perceptível essa mudança na melhoria da qualidade do canavial”, assinalou Mário Sérgio Matias.

De acordo com o superintendente, para esta safra que está iniciando, foi realizada uma forte alavancagem na parte de equipamentos agrícolas. “Um aporte financeiro muito pesado, tanto na Caeté, quanto na Marituba, visando a renovação de frota, com foco nessa inovação, exatamente nessa questão de eficiência operacional”.

Safra atual

Em relação à safra passada, a expectativa para este ano é um incremento de 15%, um percentual muito significativo, mirando para alguns players regionais. “É importante entender que a equipe agrícola e industrial está num movimento de virada muito grande e todos estão conscientes do que tem que ser feito para executar cada atividade, com cada um assumindo seu protagonismo no processo”.

Mário Sérgio Matias afirmou também que o Grupo Carlos Lyra tem um DNA característico de uma grande família. “Devemos sempre reconhecer a meritocracia, incentivar e motivar toda a equipe”.

Na avaliação do gerente agrícola da Unidade Marituba, Rafael Bonfim, o trabalho em equipe foi e é primordial para o sucesso alcançado. “Nós temos a melhor equipe do Brasil, que soube como poucas trabalhar a assertividade dos custos e produtividade”, finalizou.

Sobre a Pecege

É uma empresa especializada no levantamento de informações primárias, em análises econômicas e comparativas, projeções e demais ferramentas para a compreensão do mercado do setor sucroenergético. Ela acompanha o cenário atual e a evolução das principais tendências, oferecendo uma consultoria estratégica completa com forte fundamentação acadêmica.

Skip to content