Usina Caeté participa do 1º Simpósio de Química Industrial do IFAL em Penedo
Colaboradores da Usina Caeté – Unidade Marituba participaram do 1º Simpósio de Química Industrial do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Campus Penedo, que teve como foco a sustentabilidade e os processos industriais. A equipe de Controle de Qualidade da Unidade Industrial conduziu uma oficina no último dia 11 de setembro detalhando os processos de flotação e decantação utilizados na obtenção de açúcar de alta qualidade.
O Supervisor de Controle de Qualidade da Unidade Marituba, Lenilson Santos e as técnicas em Química Evyllin Marques, Ana Cláudia Vital, Geinany Santos e Claudiane Santos, graduadas pelo IFAL, foram responsáveis por ministrar um minicurso sobre a clarificação do caldo na fábrica de açúcar e do licor neutro na refinaria. Durante a oficina, houve um destaque para a importância dos processos de flotação e decantação para garantir a pureza e qualidade do açúcar produzido. “Os alunos do IFAL compreenderam a importância da realização do tratamento do caldo, que visa eliminar a maior parte das impurezas, como terra, bagacilho e compostos corantes que interferem diretamente na cor do produto final”, explicou Lenilson Santos.
Os participantes da oficina ainda tiveram a oportunidade de observar na prática como o açúcar VHP, produzido na fábrica da Usina Caeté, é dissolvido na refinaria e como a especificação dos clientes é atendida.
Essa foi a primeira parceria entre a Usina Caeté e o IFAL em um simpósio, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento e a inovação nos processos industriais.