Close

Notícias

Usina Caeté, Sebrae e Beeva iniciam projeto de Apicultura na comunidade da Reserva Palatéia

Usina Caeté, Sebrae e Beeva iniciam projeto de Apicultura na comunidade da Reserva Palatéia

No dia 25 de setembro, o Projeto Reserva Palatéia deu início a uma importante etapa para o desenvolvimento da apicultura na região, com o lançamento do projeto apícola destinado a fortalecer a produção local. Em uma reunião na Escola Municipal Leonor Wenderborg Lafelice, cerca de 25 apicultores do povoado localizado na Barra de São Miguel, litoral Sul de Alagoas, tiveram a oportunidade de conhecer os detalhes do planejamento, que visa capacitar e fornecer suporte técnico e tecnológico ao grupo.

Entre as ações programadas, destacam-se a capacitação em manejo apícola sustentável para os apicultores locais, ampliação dos equipamentos de suporte à produção de mel, acompanhamento técnico e tecnológico com foco no aumento da produtividade das colmeias, reflorestamento de áreas de apicultura e iniciativas de educação ambiental e o aumento projetado de 25% na produção dos apicultores beneficiados.

Parcerias e Investimento:
O projeto é fruto de uma colaboração entre a Usina Caeté, o Sebrae Alagoas e o Instituto Beeva.

O diretor Administrativo da Usina Caeté, Paulo Couto, ressaltou a importância da iniciativa que mantém o objetivo comum de fomentar o desenvolvimento socioeconômico naquela comunidade. “Estamos aqui para lançar um projeto, em conjunto com o Sebrae e o Instituto Beeva, que visa promover o desenvolvimento da apicultura na região, fortalecendo a parceria de longa data que a Usina tem com os apicultores locais. Este é um projeto grandioso que vai alavancar o desenvolvimento econômico da comunidade e das atividades da Usina.”

Educação e Sustentabilidade

O Sebrae, responsável pela capacitação dos apicultores, desenvolveu um curso de 40 horas com o especialista em apicultura, Professor Doutor Afonso Odério, que será seguido por um acompanhamento técnico de um ano. A analista técnica do Sebrae, Ingrid Santos destacou a importância da formação contínua para garantir resultados consistentes. “Estamos comprometidos para que esses apicultores possam aplicar as melhores práticas e, assim, aumentar sua produtividade e sustentabilidade.”

A consultora de projetos do Instituto Beeva, Graziella Fritscher, reforçou o potencial econômico e turístico da Palatéia. “Este é um território com imenso potencial, já reconhecido por suas ostras. Agora, com a apicultura, fortalecemos ainda mais essa rede, beneficiando a produção e melhorando a entrega do produto final”.

Turismo e Economia Circular

O projeto também abrange o fomento de novas experiências turísticas, como destacou Amanda Pinto, gestora do projeto de Turismo do Sebrae. “A ideia é criar vivências voltadas para a apicultura e o cultivo de ostras, além de cursos de artesanato e iniciativas de economia circular. Tudo isso visa promover o ecoturismo e o desenvolvimento econômico de forma sustentável.”

A ação conjunta entre Usina Caeté, Sebrae e Beeva promete não apenas aumentar a produção local, mas também diversificar a economia da região, criando oportunidades inovadoras para os apicultores da Reserva Palatéia.

Skip to content