Unidade Paulicéia aposta na agricultura de precisão para combate a ervas daninhas, pragas e doenças na lavoura canavieira
Entrega técnica do segundo drone Agras T40 ocorreu na última quarta-feira (11)
Com o objetivo de otimizar os processos agrícolas, a Usina Caeté – Unidade Paulicéia investiu cerca de R$ 200 mil na aquisição da segunda aeronave com sistema duplo de pulverização – o Agras T40 e um caminhão baú, com uma plataforma, totalmente adaptado para auxiliar no trabalho desenvolvido pela equipe de agricultura de precisão, que conta com um supervisor, um coordenador, três pilotos, dois auxiliares e dois profissionais responsáveis pelo processamento dos dados.
De acordo com o coordenador Welthon Kurodomi, o novo drone é utilizado nas operações de pulverização e perfaz diariamente 100 hectares, de segunda a sábado, em dois turnos. A capacidade do tanque é de 40 litros, operando a seis metros de altura da cultura, com autonomia de 8 a 10 minutos por voo. Welthon Kurodomi destacou a grande economia de água no uso desse tipo de drone de pulverização, que possui uma câmera Ultra HD, em uma gimbal com ângulo ajustável e completo controle sobre o campo de visão.
O superintendente Agroindustrial da Unidade Paulicéia, Glênio Fireman, celebra a aquisição de mais um equipamento que garante uma alta performance nos tratos culturais. “desde junho de 2022, quando adquirimos o primeiro drone – um Agras T10 – já economizamos R$ 1,1 milhão em 8 mil hectares, ou seja, uma redução expressiva dos custos operacionais”, salientando ainda a redução em comparação com a aplicação realizada com aviões agrícolas.
Os investimentos contínuos em tecnologia de última geração denotam a preocupação da Usina Caeté em se manter na vanguarda, permitindo que práticas sustentáveis sejam efetivamente aplicadas nas atividades desenvolvidas. Glênio Fireman destacou que esses investimentos são essenciais para um processo de evolução permanente.