Close

Notícias

Capacitação em pilotagem de drones aproxima juventude do setor agroindustrial

Capacitação em pilotagem de drones aproxima juventude do setor agroindustrial

O futuro da agricultura está cada vez mais tecnológico — e a juventude de São Miguel dos Campos já começa a se preparar para este cenário. No último dia 5 de abril, 70 jovens, com idades entre 14 e 25 anos, tiveram a oportunidade de participar de uma capacitação em pilotagem de drones, realizada no IFAL – Campus São Miguel dos Campos (AL). A atividade, que teve o apoio da Usina Caeté, fez parte do RYLA – Rotary Youth Leadership Awards, programa internacional promovido pelo Rotary Club que tem como foco a formação de jovens líderes por meio de experiências transformadoras.

A iniciativa contou também com a presença de colaboradores da Usina Caeté e alunos da Escola Conceição Lyra, que junto à comunidade local, conheceram, na prática, o uso dos drones como ferramenta de inovação no setor agroindustrial.

O evento incluiu palestras de nomes reconhecidos na área, como José Roberto Santos, doutor em Agricultura pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, e pela Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio, que apresentou o tema “Agrofloresta: Oportunidade para um mundo sustentável”, e Arthur Tavares, doutor em Geomática aplicada à Agricultura de Precisão pela UNESP, com a palestra “Drones: Introdução a uma tecnologia disruptiva”.

Para o presidente do Rotary Club de São Miguel dos Campos, Nilson Galvão, a atividade vai além da capacitação técnica. “Nosso objetivo é mostrar aos jovens que eles podem ser protagonistas da transformação em suas comunidades. A tecnologia está entre nós, e precisamos preparar essa nova geração para usá-la com consciência e propósito, especialmente em áreas estratégicas como a agricultura”, destacou.

Skip to content