Usina Caeté e Prefeitura de Brasilândia firmam parceria para construção de nova ponte e realocação de estrada rural

Ação conjunta promove melhorias em infraestrutura logística e gera benefícios diretos para produtores, moradores e proprietários rurais
Em uma iniciativa que reforça o compromisso com o desenvolvimento regional, a Usina Caeté – Unidade Paulicéia e a Prefeitura de Brasilândia (MS) firmaram uma parceria para a construção de uma nova ponte e a realocação de um trecho de estrada rural no município. A medida visa garantir mais segurança e qualidade de vida para a comunidade local e melhorar a logística de escoamento da produção agrícola.
O encontro que selou a parceria aconteceu no último dia 07 de abril, com a presença da prefeita Márcia Amaral, secretários municipais e os representantes da Usina Caeté – Unidade Paulicéia, Caio Ramajo, gerente Agrícola e Matheus Farias, supervisor agrícola.
De acordo com Matheus Farias, o trecho da estrada passava por dentro de uma propriedade privada, afetando a privacidade do proprietário e gerando obstáculos no tráfego. “Em comum acordo com o dono da fazenda, vamos deslocar a estrada para a extremidade da propriedade, garantindo mais privacidade para ele, além de uma via mais funcional para todos”, explicou.
A mudança trará impactos positivos também para a comunidade e para a logística da Usina Caeté. “A estrada será livre de empecilhos e com melhorias no traçado e na qualidade do solo, o que significa mais agilidade e segurança para o tráfego de moradores e veículos agrícolas”, complementou.
Outro ponto importante da parceria é a substituição de uma ponte existente. Embora ainda permita a passagem de veículos leves, a estrutura atual não comporta com segurança o tráfego de caminhões pesados e maquinários da usina. “A ponte está localizada em uma área estratégica, que dá acesso a cerca de 850 hectares da nossa produção, que significam cerca de 60 mil toneladas de cana-de-açúcar. A nova estrutura vai proporcionar mais segurança para o transporte e reduzir o raio de deslocamento, representando uma economia significativa em combustível e tempo”, afirmou Matheus.
A ponte será construída por uma empresa terceirizada contratada pela Usina Caeté, que arcará com todos os custos — mão de obra e materiais. A previsão é que a obra seja iniciada ainda na segunda quinzena deste mês de abril. Já a realocação da estrada depende da tramitação de um requerimento na Câmara Municipal de Brasilândia, por se tratar de um deslocamento oficial de via pública dentro de área particular.
Além da contratação da empresa para a ponte, a Usina Caeté – Unidade Paulicéia disponibilizará sua linha de máquinas pesadas, incluindo motoniveladora, escavadeira e caçamba para levantamento da estrada, aplicação de cascalho e nivelamento do novo trajeto.
Para Caio Ramajo, a parceria representa mais um passo da Usina Caeté na construção de relações sólidas com os municípios do entorno. “Atuar em conjunto com o poder público é uma forma de multiplicar os resultados positivos. As melhorias vão impactar positivamente a produção agrícola, o transporte e, acima de tudo, a vida de quem mora e trabalha nessa região”, destacou.
A prefeita Márcia Amaral também celebrou a parceria, destacando o impacto social da ação. “A Usina Caeté tem sido uma grande parceira do nosso município. Essa ponte e a nova estrada vão trazer segurança, mobilidade e dignidade para muitos trabalhadores e moradores da zona rural.”