Close

Notícias

Usina Caeté é reconhecida por ações sustentáveis no 3º Prêmio Ambientalista Afrânio Menezes

Usina Caeté é reconhecida por ações sustentáveis no 3º Prêmio Ambientalista Afrânio Menezes

A Usina Caeté foi uma das homenageadas da 3ª edição do Prêmio Ambientalista Afrânio Menezes, promovido pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (27), no auditório da Casa da Indústria, em Maceió (AL), e reuniu autoridades, pesquisadores, representantes da sociedade civil e empresas que se destacam em ações de preservação ambiental no estado.

A empresa recebeu o Prêmio Master de Incentivo e Práticas Sustentáveis, reconhecimento máximo da premiação, pela contribuição relevante que vem realizando na conciliação entre o processo produtivo e a conservação da natureza. A Usina Caeté mantém sete reservas naturais em Alagoas e já atua na criação de uma nova RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), localizada na região do rio São Miguel e da Lagoa do Roteiro — área onde será feita a soltura do Papagaio-do-mangue, numa ação do Plano Estadual de Conservação da Espécie, sob a coordenação do Ministério Público do Estado de Alagoas.

O diretor da Usina Caeté, Paulo Couto, destacou a satisfação da Usina Caeté com o reconhecimento: “É com grande prazer que a Usina Caeté está aqui para receber o Prêmio Afrânio Menezes. Esse reconhecimento é gratificante, pois reflete um trabalho diuturno”.

Durante a solenidade, o diretor Paulo Couto reforçou, em discurso, o compromisso do Grupo Carlos Lyra com o desenvolvimento sustentável. “Receber essa indicação já é, por si só, um reconhecimento valioso. Ela nos enche de orgulho e reforça a certeza de que estamos no caminho certo, unindo desenvolvimento e responsabilidade socioambiental. A sustentabilidade para o Grupo Carlos Lyra é mais do que um compromisso: é um valor que orienta nossas decisões, investimentos e a forma como nos relacionamos com o meio ambiente e com as comunidades em nosso entorno.”

A cerimônia também contou com a presença do coordenador do Sistema de Gestão Ambiental da Usina Caeté, Yuri Barbosa, que representou o setor responsável pelas ações ambientais premiadas.

A premiação homenageia o ambientalista Afrânio Menezes, servidor público reconhecido por sua atuação comprometida com uma agenda ambiental proativa e participativa em Alagoas. O evento reforçou, ainda, o papel estratégico das unidades de conservação no futuro sustentável de Alagoas, em consonância com o tema do Mês do Meio Ambiente de 2025: “Territórios do Amanhã”.

Skip to content