Usina Caeté presente no 18º Congresso UDOP

Case sobre aplicação de vinhaça localizada como forma de redução de custo é apresentado no evento
O 18º Congresso Nacional da Bioenergia promovido pela UDOP – União Nacional da Bioenergia e realizado nos dias 01 e 02 de julho, em Araçatuba (SP), contou com a participação de representantes da Usina Caeté, das Unidades de Alagoas e São Paulo.
No primeiro dia do congresso, o engenheiro agrônomo Vinicius Gomes, da Usina Caeté, de Alagoas, ministrou palestra no Painel Controladoria, Planejamento e Custos, com um tema voltado para um estudo de caso na utilização da vinhaça localizada como forma de redução de custos.

Segundo Vinicius Gomes, a Usina Caeté vem registrando números importantes na utilização da fertirrigação. “Ao longo das últimas cinco safras, o projeto de vinhaça localizada tem se consolidado como uma solução eficiente para otimizar o aproveitamento desse subproduto, reduzindo a dependência de fertilizantes minerais e os custos operacionais associados. A iniciativa possibilitou a ampliação do raio de distribuição, o aumento da área de aplicação em comparação ao modelo convencional e uma destinação ambientalmente mais segura. Atualmente, mais de 80% da área de socaria das duas unidades do Nordeste já é contemplada por esse sistema”, salientou Vinicius Gomes, que possui doutorado em Agronomia (ciências do solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Também no Painel Controladoria, Planejamento e Custos, o diretor da Usina Caeté, Paulo Couto, foi moderador na palestra com o tema “Operacional, Financeiro e Tributário: o que está em jogo quando não há coesão no planejamento?”, além do tema “CBIOS: Atualizações da Lei 15.082/2024 e o impacto na gestão dos custos (sobre o pagamento de fornecedores)”.
Durante o jantar de confraternização, a Usina Caeté – Unidade Paulicéia, associada UDOP, foi uma das homenageadas. O evento que marcou os 40 anos de trajetória da UDOP, foi palco de reflexões importantes sobre os avanços do setor bioenergético brasileiro.
O diretor da Usina Caeté parabenizou a UDOP pela organização de todo evento, que todos os anos mantém uma organização primorosa, além de uma programação com temas atuais.