Usina Caeté e SEMARH unem forças para ampliar gestão de resíduos em Alagoas

Reforçando seu compromisso com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável em Alagoas, a Usina Caeté firmou, no último dia 15 de julho, uma parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). Durante o encontro, realizado na sede da secretaria, a Usina Caeté anunciou a doação de 10 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que serão direcionados a cooperativas de reciclagem, fortalecendo a cadeia da coleta seletiva no estado.
Na oportunidade, o diretor Paulo Couto, o coordenador do Sistema de Gestão Ambiental, Yuri Barbosa, e o consultor Gustavo Carvalho, representaram a Usina Caeté. A iniciativa representa um investimento direto de aproximadamente R$ 50 mil e visa contribuir com a ampliação da infraestrutura voltada à gestão adequada de resíduos sólidos e à promoção da economia circular em Alagoas.
“A instalação dos PEVs amplia o alcance da coleta seletiva e garante que os materiais recicláveis retornem à cadeia produtiva de forma adequada. Esses pontos não apenas facilitam o descarte correto por parte da população, como também fortalecem o trabalho das cooperativas e ajudam a reduzir a sobrecarga dos aterros sanitários. É um passo importante para que o ciclo da economia circular se consolide com eficiência e impacto social”, salientou Yuri Barbosa.
O encontro também marcou a entrega oficial do Relatório de Sustentabilidade da Usina Caeté aos representantes da SEMARH. O documento apresenta os principais indicadores sociais, ambientais e econômicos da empresa, reafirmando seu compromisso com a transparência e com as práticas alinhadas à Agenda ESG.
“Nosso objetivo é contribuir de forma mais próxima com as políticas públicas ambientais do estado. Essa parceria com a SEMARH nasce com a intenção de gerar resultados concretos, tanto para o meio ambiente quanto para as comunidades envolvidas. A doação dos PEVs é apenas um dos passos de uma atuação que pretendemos fortalecer e expandir nos próximos anos”, destacou o diretor Paulo Couto.
Pela SEMARH, participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gino César, o superintendente do Meio Ambiente, Daniel Lima, e o superintendente de Recursos Hídricos, Jorge Briseno.