Unidade Marituba inicia safra com tradicional missa em Ação de Graças e expectativa de bons resultados

A Usina Caeté – Unidade Marituba realizou, no último dia 29 de agosto, a tradicional Missa em Ação de Graças pelo início da safra 2025/2026. A cerimônia foi celebrada pelo padre Lauro Almeida, da Paróquia São Francisco de Assis, de Penedo, reunindo colaboradores, familiares, fornecedores, parceiros, além da comunidade de Igreja Nova e Penedo.
“Esta missa é uma tradição do Grupo e estamos muito felizes em celebrar os 100 anos do Dr. Carlos Lyra aqui na Unidade Marituba, o primeiro Greenfield da Companhia”, destacou o diretor Agroindustrial, Luiz Magno Brito.
O início da nova safra foi marcado por mensagens de esperança e reconhecimento ao trabalho coletivo. O gerente-geral da Unidade Marituba, Rafael Bomfim, fez o discurso oficial de abertura, no qual ressaltou a importância do comprometimento das equipes para os resultados alcançados, lembrando que, apesar da seca recorde que impactou a última safra, as perspectivas para 2025/2026 são bastante positivas.
“Todo início é desafiador, mas traz consigo novas oportunidades e expectativas. Neste ano, em que a Matriz celebra 60 anos e comemoramos o centenário do Doutor Carlos Lyra, temos ainda mais motivos para trabalhar unidos e com foco na segurança, fortalecendo o papel da Caeté no desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Baixo São Francisco”, destacou Rafael Bomfim.
As projeções confirmam o otimismo. Segundo o gerente Industrial, Aldevan Silva, “a expectativa é de uma safra com 1,3 milhão de toneladas esmagadas, produzindo 1,8 milhão de sacos de açúcar e 40 milhões de litros de etanol.”
O evento também ressaltou o compromisso da Unidade com a inovação e a sustentabilidade. “A Marituba está se preparando para as certificações FSSC 22000 e Bonsucro, que são fundamentais para ampliar mercados e assegurar ainda mais qualidade e responsabilidade socioambiental à nossa produção”, reforçou o diretor Administrativo Paulo Couto.
Estiveram presentes à celebração eucarística, a empresária Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias, acompanhada do seu esposo, Fernando Lopes de Farias, do seu filho, empresário Carlos Farias, além de autoridades da região, fornecedores de cana e da comunidade do entorno. Na ocasião, foi exibido um vídeo especial em homenagem ao centenário do industrial Carlos Lyra, fundador do Grupo.
Ao final, o padre Lauro Almeida conduziu a bênção dos equipamentos, reforçando a espiritualidade e a tradição que acompanham o início de cada safra na Marituba.
O Diretor-Presidente da Usina Caeté, Aryl Lyra, destacou o início oficial da nova safra e deixou uma mensagem de confiança e união: “Estaremos dando início à safra 2025/2026 dia 2 de setembro, com a certeza de que será um ciclo produtivo e abençoado. Desejo a todos muito trabalho, segurança, união e conquistas, para que juntos possamos escrever mais um capítulo de sucesso na história da Caeté.”