Close

Notícias

Usina Caeté é destaque no Prêmio Produtividade com Modernidade do IAC

Usina Caeté é destaque no Prêmio Produtividade com Modernidade do IAC

A Usina Caeté, Matriz, conquistou, neste dia 10 de setembro de 2025, o primeiro lugar no Prêmio Produtividade com Modernidade no Estado de Alagoas, promovido pelo Programa Cana, do Instituto Agronômico (IAC), em cerimônia realizada no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto (SP). O Grupo Carlos Lyra vem se destacando desde a primeira edição da premiação: a Usina Caeté – Unidade Marituba foi vencedora nas safras 22/23 e 23/24, consolidando a força e a consistência de suas operações agrícolas.

Na edição de 2025, a Usina Caeté, Matriz, obteve uma produção de 1.433.296 toneladas de cana, com TAH5 (toneladas de açúcar por hectare dos cinco primeiros cortes) de 10,14, ILV (Índice de Liberação Varietal) de 10,46 e IPM (Índice de Produtividade com Modernidade) de 8,04. Já a Unidade Marituba alcançou o terceiro lugar entre as empresas de Alagoas, com 599.475 toneladas de cana, TAH5 de 9,15, ILV de 11,35 e IPM de 6,88.

O resultado do Prêmio Produtividade com Modernidade é calculado a partir do Índice IAC de Produtividade com Modernidade (IPM), que combina dois fatores: o TAH5, que representa a média de toneladas de ATR por hectare nos cinco primeiros cortes da cana, e o ILV, que indica a idade média das variedades cultivadas a partir do ano de sua liberação comercial. Dessa forma, o índice permite avaliar a produtividade levando em conta não apenas a quantidade produzida, mas também a adoção de variedades mais modernas e eficientes.

Ao todo, o prêmio recebeu 243 inscrições de empresas de 17 estados, representando cerca de 70% da área colhida com cana-de-açúcar no Brasil. Em Alagoas, 15 empresas enviaram dados para avaliação.

“Essa conquista reafirma o compromisso da Usina Caeté com a inovação e a eficiência agrícola. O Nordeste é uma região desafiadora, com solos de excelente qualidade, mas com limitações climáticas importantes. Superar esses desafios exige atenção aos detalhes e um trabalho integrado de toda a equipe. Esse prêmio é um reconhecimento ao esforço coletivo, numa busca constante por resultados sustentáveis”, destacou o superintendente de Operações Agrícolas da Usina Caeté, Mário Sérgio Matias.

Skip to content