Dona Virginia Lyra recebe homenagem da Assembleia Legislativa de Alagoas

Nesta segunda-feira, 6 de outubro, a Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas realizou uma sessão solene para a outorga da Medalha de Mérito Deputada Lily Lages e do Título de Cidadã Honorária de Alagoas à Dona Nancy Virgínia Karns Lyra, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado. A proposta, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), foi aprovada por unanimidade.
“Dona Virgínia é uma visionária que, ao lado do seu esposo, o empresário e político Carlos Lyra, trabalhou em prol da sociedade alagoana, gerando emprego, renda e, principalmente, cuidando das pessoas”, destacou a deputada Fátima Canuto.
A parlamentar acrescentou ainda: “Americana de nascimento, chegou ao Brasil há muitos anos e, por sua dedicação a Alagoas, merecia não apenas a comenda Lily Lages, mas também o título de cidadã alagoana.”
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, fez a apresentação da homenagem em um discurso emocionado. Ele relembrou momentos de convivência com Dona Virgínia e Dr. Carlos Lyra, especialmente durante um período em que esteve nos Estados Unidos para tratamento de saúde, destacando a simplicidade e a grandeza humana da homenageada.
Biografia
Nancy Virgínia Karns Lyra nasceu em 24 de agosto de 1932, em Fort Wayne, Indiana (EUA). Iniciou o curso superior de Letras na Faculdade de Saint Francis, em Indiana. Em 1951, casou-se com o industrial Carlos Benigno Pereira de Lyra Neto e mudou-se para o Brasil, fixando residência em Alagoas.
Ao receber o título de cidadã alagoana e a comenda Deputada Lily Lages, Dona Virgínia Lyra, como é carinhosamente conhecida, agradeceu ao Parlamento alagoano e afirmou que era “um prazer imenso receber tão significativa homenagem”.
Durante a sessão solene, foi exibido um vídeo contando a trajetória e a história de Dona Virgínia Lyra, encerrado com uma mensagem da deputada Fátima Canuto, que ressaltou a importância da homenagem a uma mulher que tanto contribuiu para a educação e o desenvolvimento social de Alagoas.
O senador Fernando Farias reforçou em seu discurso a importância da homenageada para o desenvolvimento econômico e social do Estado. “Dona Virgínia sempre cultivou o amor e a generosidade, sendo a grande inspiração do Dr. Carlos Lyra. Juntos, protagonizaram momentos marcantes da história de Alagoas.”
O parlamentar relembrou iniciativas conduzidas pelo casal em diversos setores. “No campo da agricultura, foi decisiva para que o fumo de Arapiraca ganhasse reconhecimento internacional, ao lado do Dr. Carlos e de Valdomiro Barbosa. Também contribuiu para o fortalecimento da pecuária alagoana, especialmente com a introdução do gado mocho e o incentivo à criação do rebanho de ovinos da raça Santa Inês, transformando Alagoas em referência”, ressaltou.
“Por tudo isso, essa homenagem é mais do que justa. Hoje, temos oficialmente uma alagoana de coração, que tanto fez e continua inspirando gerações”, completou.
A filha da homenageada, empresária Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias, também fez uso da palavra e emocionou o público ao relembrar momentos marcantes da trajetória dos pais e a chegada da mãe ao Brasil. “Minha mãe sempre foi uma pessoa muito ativa e acolhedora. Quem trabalhou com ela na Usina Caeté lembra dela cuidando dos jardins, organizando espaços, fazendo reformas e sempre envolvida com algo produtivo. A trajetória de vida dela daria até um filme. É emocionante pensar no jovem casal que se conheceu numa universidade nos Estados Unidos, superou desafios e construiu uma história tão bonita em Alagoas”, recordou.
A empresária destacou ainda o espírito criativo e cuidadoso da mãe: “Mamãe sempre foi alguém que acredita que não devemos sofrer por antecipação. Tudo na vida dela foi feito com amor, dedicação e zelo, sempre com esse olhar humano e criativo. Obrigada, mamãe, por ser esse exemplo e, agora, uma alagoana.” Dona Elizabeth assinalou a importância da familia e a presença dos seus filhos Carlos e Maria Cristina, da nora Bruna, do genro Leonardo, e dos netos Fernando, Sofia (ausente na solenidade por estudar fora), Carlos Eduardo e Olivia na vida de D. Virginia. “Feliz em poder compartilhar este momento tão especial juntamente com os netos e bisnetos de mamãe.”
A solenidade contou com a presença do senador Fernando Farias; dos empresários Carlos Farias e Leonardo Mafra; dos prefeitos George Clemente (São Miguel dos Campos) e André Almeida (Mar Vermelho); da ex-vice-prefeita de Maceió, Lourdinha Lyra; dos deputados estaduais Remi Calheiros e Carla Dantas; além de representantes de instituições e empresas, como Domício Silva e Juliana Almeida (Sebrae/AL), José Nogueira (Federação das Indústrias), o diretor-presidente da Usina Caeté, Aryl Lyra, a conselheira Irene Leite, os diretores Paulo Couto, Magno Brito e Araken Barbosa, e o gerente-geral da Unidade Marituba, Rafael Bomfim. Familiares, amigos e diversos colaboradores do Grupo Carlos Lyra também prestigiaram a cerimônia.