Aprendizes da Usina Caeté – Unidade Marituba realizam ação solidária em lar de idosos em Penedo

A turma do curso de Aprendiz Eletricista do Programa de Aprendizagem da Usina Caeté – Unidade Marituba promoveu, no dia 10 de outubro, uma visita ao Lar São José, em Penedo (AL), com uma programação especial voltada ao cuidado e à valorização da terceira idade.
“A visita teve o objetivo de sensibilizar os jovens quanto à realidade vivenciada pelos idosos que vivem em abrigos, estimulando a reflexão sobre o papel de cada um na construção de uma sociedade mais empática e solidária”, destacou Jamile Lima, coordenadora de Gestão de Pessoas da Unidade Marituba.
A iniciativa reforçou o compromisso social e humano que norteia o Programa de Aprendizagem, unindo o aprendizado técnico à formação cidadã. “Alguns aprendizes colocaram em prática habilidades como corte de cabelo e serviço de manicure, proporcionando aos idosos um momento de cuidado pessoal que gerou grande emoção. Atitudes como essa incentivam o respeito, o amor ao próximo e reforçam a importância do cuidado e da atenção às pessoas idosas”, completou Jamile.
Os aprendizes foram acompanhados pelo instrutor do curso, Osvaldo Vila Nova, e pelo assistente administrativo do setor de Gestão de Pessoas da Unidade Marituba, Walter Muniz dos Santos, que destacaram a importância de vivências como essa para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.
O professor Osvaldo Vila Nova ressaltou a relevância do projeto para os jovens, os idosos e a empresa. “Foi uma experiência extremamente enriquecedora e significativa tanto para os jovens aprendizes quanto para os idosos, a empresa e a comunidade. Essa ação proporcionou um momento de intergeracionalidade, isto é, de interação entre diferentes gerações. Para os alunos, a experiência favoreceu o desenvolvimento de reflexões e habilidades socioemocionais, como empatia, sensibilidade, comunicação, respeito e paciência. Para os idosos, foi importante no sentido de reduzir o isolamento social, o abandono e a solidão vividos por muitos deles. Observamos que estiveram sempre alegres e receptivos à visita, interagindo com os alunos e compartilhando suas histórias e experiências de vida.”
“Para a empresa, acreditamos que também foi uma iniciativa significativa, pois reforça sua responsabilidade social e promove o desenvolvimento de valores humanos entre seus colaboradores. Para a comunidade, ações como essa fortalecem os laços e o compromisso coletivo com o bem comum”, concluiu o professor.
