Visita técnica: alunos conhecem detalhes sobre o uso de drones no canavial
A Usina Caeté – Unidade Paulicéia recebeu nesta quinta-feira, 06, uma visita técnica ao campo de 40 alunos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Pompeia, acompanhados pelo engenheiro agrônomo e Professor Doutor Leandro de Oliveira, do quadro da ETEC (escola de ensino técnico gratuito pertencentes à rede estadual de educação) do município de Dracena.
Os alunos acompanharam o uso dos drones que são utilizados na captação de imagens e pulverização com cotésia [um agente de controle biológico utilizado no controle da broca-da-cana].
A operação com drones é realizada por um dos setores que vem ganhando destaque no cenário da agroindústria da cana-de-açúcar, que é o de Geotecnologia, com inovações cada vez maiores para o desenvolvimento de uma Agricultura 4.0, as quais garantem uma otimização da produção.
“Apresentamos o setor de Geotecnologia e as atividades que realizamos na Unidade Paulicéia, desde o mapeamento aerofotogramétrico de drone eBee Geo até a aplicação de defensivos agrícolas com o drone DJI Agras T10. Fizemos algumas demonstrações e os alunos ficaram surpresos e entusiasmados com o nível de tecnologia adotado pela Usina. Ações como esta são muito importantes para a integração com a sociedade e para que, de alguma forma, possamos contribuir na formação desses alunos”, salientou o coordenador de Controle Agrícola, Klinger Anderson Oliveira.
O uso dos drones, cada vez mais presentes na agroindústria da cana-de-açúcar, vem colecionando uma série de vantagens e, de acordo com o coordenador de Mecanização da Unidade Paulicéia, Welthon Yoshio Kurodomi, durante a visita foi possível repassar o grande diferencial do setor de Geotecnologia, que permeia pela “eficiência e redução de custos à atividade e tomar decisões com base em dados reais.”
Para o coordenador agrícola da Paulicéia, Deibson de Oliveira Souza, os investimentos contínuos em tecnologia de ponta trazem inúmeros benefícios para a empresa. “A tecnologia nos traz otimização das atividades e assertividade na coleta dos dados. A empresa vem apostando muito em novas diversidades tecnológicas, que nos auxiliam a alcançar nossas metas e objetivos.”
A visita técnica foi acompanhada pela auxiliar administrativa do setor de Gestão de Pessoas, Amanda Yurie.
Ascom Usina Caeté