Close

Notícias

Dia do Meio Ambiente: Usina Caeté desenvolve ações socioambientais com alunos da rede pública de ensino e idosos

Dia do Meio Ambiente: Usina Caeté desenvolve ações socioambientais com alunos da rede pública de ensino e idosos

A Usina Caeté celebrou o dia 05 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, com várias ações socioambientais em Alagoas e São Paulo.

Alagoas

A coordenadora de Sustentabilidade da Usina Caeté, Fátima Araújo, participou de uma solenidade na Escola Estadual Professor Pedro Reys, de Igreja Nova, visando a recuperação de espaços verdes da unidade de ensino, através de mudas doadas pela Usina Caeté.

“A ação cumpre uma das etapas do Componente Curricular: A Cultura do Solo: do Campo a Cidade, especificamente sobre o aspecto ação humana e suas consequências. O intento deste é conduzir o discente à percepção do sujeito enquanto agente interveniente do meio social e ambiental. Ressaltamos que tal parceria criará mudanças no espaço físico, como também no campo social por meio da efetiva aproximação entre Escola, comunidade local e o Grupo Carlos Lyra”, afirmou a gestora adjunta da Escola Estadual Professor Pedro Reys, Izabela Ferreira de Moura Marins.

Fátima Araújo assinalou o compromisso da Alta Gestão da Usina Caeté com a preservação do meio ambiente, acrescentando que muito em breve novos projetos ligados à Sustentabilidade Ambiental serão implementados. “Atendemos ao convite da escola, que manifestou o desejo de arborizar o local. Inicialmente fizemos uma visitação, definimos em conjunto o que seria mais viável. Por ser uma data marcante, realizamos no Dia do Meio Ambiente esse trabalho. Essa parceria vai continuar com projetos de educação ambiental com os alunos, que participaram ativamente do plantio simbólico”.

São Paulo

De acordo com o assistente administrativo da área ambiental da Unidade Paulicéia, Anderson Ponso, o tema escolhido para a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente foi: Soluções para a Poluição Plástica.

Através de parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Santa Mercedes, a Unidade Paulicéia realizou uma ação ambiental envolvendo idosos que frequentam o Centro de Convivência do Idoso (CCI). Na ocasião, foi ministrada uma palestra sobre as ações que a Unidade Paulicéia vem realizando em busca da sustentabilidade como: a gestão dos resíduos sólidos gerados; a importância da coleta seletiva, a reutilização e a reciclagem dos resíduos; plantio de árvores nativas nas áreas de preservação permanentes; e, preservação das nascentes.

Anderson Ponso destacou também um momento de reflexão com os participantes  sobre a contribuição de cada um com o meio ambiente, e o que eles podem fazer para efetivar essa conduta. Após a palestra foi realizada um plantio de mudas na praça municipal.

“Muitos de nós nem sabíamos desta data, foi esclarecedor! Preservar é de grande importância para todos, pois é onde vivemos e aproveitamos o que a natureza nos oferece. O plantio é fundamental para amenizar as mudanças climáticas, causando impactos positivo ao meio ambiente. É onde abriga e rege a vida em todas as formas”, destacou a senhora Cleonice Adriano Borges participante do CCI de Santa Mercedes.

“Essa parceria com a Usina Caeté e o Setor social é de grande importância, pois além de contribuir com o futuro, através do plantio de árvores, nossos cidadãos conheceram mais sobre o trabalho ambiental realizado pela Usina Caeté – Unidade Paulicéia”, salientou a secretária de Meio Ambiente do Município de Santa Mercedes, Silvana Corbo.

Organização das Nações Unidas

O Dia Mundial do Meio Ambiente, é comemorado todos os anos no dia 5 de junho. A data foi instituída pela ONU, em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que aconteceu em Estocolmo e teve como um dos principais avanços a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA. O dia tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

 

Ascom Usina Caeté

Skip to content