Grupo Carlos Lyra ajuda a preservar a Reserva Extrativista Marinha da Lagoa de Jequiá da Praia
O Grupo Carlos Lyra, em mais uma ação para enaltecer a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente, apóia as ações desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), com o objetivo de preservar a Reserva Extrativista Marinha da Lagoa de Jequiá da Praia.
Para a gestora ambiental do Grupo Carlos Lyra, Maria de Fátima Araújo Amorim, a preservação ambiental das riquezas naturais de Alagoas é uma das principais preocupações do Grupo que, mais uma vez, mostra o compromisso com o 7º objetivo do Milênio defendido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e apoiado por 191 países, inclusive o Brasil.
Segundo a analista ambiental do Ibama, Maria Lúcia Mota Miranda, as Reservas Extrativistas são áreas destinadas à exploração auto-sustentável e conservação dos recursos naturais renováveis, por populações tradicionais extrativistas.
Conforme suas explicações, na reserva extrativista é possível o desenvolvimento sustentável, equilibrando interesses ecológicos de conservação ambiental. Os moradores são organizados e capacitados para, através do fortalecimento do associativismo, administrarem a área.
Além do Grupo Carlos Lyra estão participando das ações do Ibama em Jequiá da Praia, o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, a Capitania dos Portos, a Colônia de Pescadores Z-13 de Jequiá da Praia, a Associação dos Amigos e Moradores da Barra do Jequiá, além de pescadores da comunidade local e adjacente.
Valdete Calheiros
Assessora de Comunicação MTB 824/AL