Close

Notícias

Usina Caeté promove 1ª Semana de Segurança de Alimentos no Nordeste

Usina Caeté promove 1ª Semana de Segurança de Alimentos no Nordeste

A Usina Caeté, Matriz e a Unidade Marituba promoveram, durante o mês de julho, a primeira edição da Semana de Segurança de Alimentos. O objetivo do evento foi implementar uma cultura sobre o tema dentro de toda a cadeia produtiva do açúcar, incentivando a realização de ações para prevenção, detecção e gerenciamento de agentes de risco alimentar.

Com o tema “A Segurança do Alimento é um alicerce essencial para o desenvolvimento sustentável”, o projeto foi iniciado na Escola Conceição Lyra, em São Miguel dos Campos, entre os dias 17 e 24 julho, e contou com a participação de cerca de 500 colaboradores da área industrial. O treinamento, com a presença das lideranças, promoveu um diálogo aberto sobre as boas práticas de fabricação e os desafios a serem enfrentados no desenvolvimento de uma cultura de excelência.

“A Semana de Segurança de Alimentos foi fundamental não apenas para que nós pudéssemos apresentar normas e processos para os colaboradores, mas para que também pudéssemos estabelecer uma comunicação efetiva entre os setores. Diante da necessidade de compromisso de toda a cadeia produtiva, é necessário que todos nós estejamos falando a mesma língua”, destacou o tecnólogo de alimentos, Lucas Laurindo.

Os colaboradores participaram de palestras sobre gerenciamento de resíduos e impactos ambientais, conheceram detalhes sobre a Política de Sustentabilidade e o Código de Ética da Usina Caeté, além de informações sobre as Boas Práticas de Fabricação, monitores de Sistema de Gestão e a importância das certificações para o mercado.

“As rotinas de excelência, qualidade, critério e controle estão sendo, de forma cultural, incorporada em nossos processos. Temos certeza que esse marco da Semana de Segurança de Alimentos irá trazer nossa marca, ainda mais, para um expoente em que ela já está inserida e, de forma engrandecedora, uma exposição muito positiva para a empresa”, celebrou o diretor Administrativo da Usina Caeté, Paulo Couto.

MARITUBA
Na Unidade Marituba, a semana foi promovida entre os dias 25 e 30 de julho, no auditório do IFAL – Campus Penedo. Cerca de 400 colaboradores participaram do evento, incluindo diretores, gerentes, supervisores, equipe ESA, e representantes dos setores de Refinaria, Armazém, Fabricação de açúcar, Almoxarifado, Manutenções Mecânica e Elétrica, Instrumentação e Construção Civil. O evento contou ainda com a presença do confeiteiro Artur Cavalcanti, falando sobre boas práticas na arte da confeitaria criativa.

Para a coordenadora de Sustentabilidade da Caeté, Fátima Araújo, o processo de Segurança do Alimentos teve um crescimento exponencial nas últimas décadas, alinhado ao crescimento do setor sucroenergético. “Com a mudança de mentalidade, o controle de qualidade não ficou apenas na análise do produto final, mas se expandiu para um controle do processo desde o início das operações, aumentando a responsabilidade de todos. Um evento como a Semana de Segurança de Alimentos é extremamente necessário para que o colaborador seja sensibilizado de que ele também é responsável pela segurança do alimento que chega até a mesa de sua casa”.

“O conceito da Segurança de Alimentos é fundamental para o nosso enquadramento dentro do que o mercado exige. Para além disso, é dever de todos nós, no processo que começa do campo e vai até a mesa do consumidor, garantir que o Açúcar Caeté seja sempre um alimento seguro”, ressaltou o Diretor-presidente da Caeté Aryl Lyra.

Skip to content