Escola Conceição Lyra: Feira de Ciências destaca criatividade e pesquisa científica entre alunos
A Escola Conceição Lyra realizou no último dia 12 de setembro a sua tradicional Feira de Ciências, evento que reuniu alunos, professores, pais e membros da comunidade local em uma verdadeira imersão no mundo da pesquisa científica. Com a participação de turmas do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, a Feira foi marcada pela diversidade de temas e pelo envolvimento dos estudantes, que apresentaram projetos que iam desde tecnologia e inteligência artificial até questões ambientais, como poluição dos oceanos e materiais biodegradáveis.
Segundo a professora Rejane Soares os alunos demonstraram grande dedicação em suas pesquisas. “Estamos com temas variados como tecnologia, globalização, placas tectônicas, inteligência artificial, e dá gosto de ver como os alunos se empenham, buscam, pesquisam e dão o seu melhor”, destacou.
A professora Cristiane Laranjeira reforçou a importância do método científico no desenvolvimento dos projetos. “Este ano eles tiveram muita curiosidade sobre temas relacionados à sustentabilidade, o que mostra que estão sintonizados com os problemas globais. É missão da Feira de Ciências popularizar a ciência e trazer mais gente para essa pasta”, comentou.
Entre os jurados, esteve a professora Josimere Mendonça, que também é mãe de um dos alunos. Ela elogiou o nível dos trabalhos apresentados e destacou a importância da pesquisa científica na formação dos jovens. “Percebi que não foi apenas um processo de decorar os conteúdos, mas sim, uma pesquisa, um estudo. Muita criatividade, organização e disciplina, seguindo as regras e as normas que a pesquisa científica exige”, declarou.
A coordenadora pedagógica Ed’Rose Oliveira ressaltou o envolvimento das famílias e da comunidade no evento. “Contamos com a presença dos pais, o que é sempre muito importante para nós. Também tivemos algumas pessoas da comunidade para avaliar e ver o desenvolvimento dos nossos jovens na pesquisa científica. A Feira serviu para promover uma formação que vai além da sala de aula e incentiva a curiosidade e a busca por soluções para os desafios do mundo atual”, afirmou.
A diretora da Escola Conceição Lyra Betânia Leite, celebrou a realização da Feira de Ciências ao lado da empresária Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias, que prestigiou o evento na instituição de ensino mantida pela Usina Caeté desde a década de 60.