Usina Caeté participa da primeira edição do CanaShow Alagoas e destaca inovações tecnológicas no setor canavieiro
A Usina Caeté participou da primeira edição do CanaShow Alagoas, realizada no último dia 17, na Fazenda Santo Antônio, em São Miguel dos Campos. O evento, fruto de uma parceria entre o produtor rural e agrônomo Edilson Maia, o portal CanaOnline, a Caeté e a Federação de Agricultores do Estado de Alagoas (FAEAL), reuniu diversas unidades bioenergéticas e empresas de inovações tecnológicas voltadas para a área agrícola.
Durante o CanaShow Alagoas, foram realizadas apresentações de tecnologias inovadoras aplicadas ao cultivo da cana-de-açúcar, como o uso de drones autônomos com sistema RTK para mapeamento de áreas e aplicação de nutrientes organominerais, além de técnicas de aplicação de nitrogênio líquido e controle da broca gigante. A Usina Caeté se destacou ao demonstrar uma área de plantio composta por mudas pré-brotadas e uma operação de plantio 100% automatizada com o uso do implemento Transbordo fora de Estrada.
Para o superintendente agroindustrial da Usina Caeté, Mário Sérgio Matias, o evento simboliza um marco importante para o setor. “A Usina Caeté demonstrou a tecnologia que dispõe no campo. Acredito que, após este evento, muitas mudanças ocorrerão no mercado canavieiro. Esse é um momento de virada de chave”, afirmou.
A jornalista e editora do portal CanaOnline, Luciana Paiva, também elogiou o evento, destacando a importância do setor no Nordeste. “A Usina Caeté é um marco e foi premiada recentemente com o Prêmio IAC de Produtividade e Modernidade, não podendo estar alheia a um evento como esse. O CanaShow Alagoas trouxe representantes de vários estados e de quatro países, fortalecendo ainda mais o setor canavieiro nordestino”.
Entre os participantes internacionais estavam o pesquisador guatemalteco do Cengicaña, Geraldo Espinoza, que ressaltou a relevância das tecnologias apresentadas no evento. “Agradeço à Usina Caeté e aos organizadores. Tivemos a oportunidade de conhecer inovações que podemos aplicar na Guatemala, e a abertura dos técnicos brasileiros foi fundamental para esse intercâmbio”, declarou.
O presidente da Federação de Agricultores do Estado de Alagoas, Álvaro Almeida, enfatizou o impacto do evento para o desenvolvimento socioeconômico de Alagoas. “A tecnologia é uma grande aliada para que o agronegócio do estado continue crescendo, gerando mais renda e empregos.”
Edílson Maia, produtor rural e um dos idealizadores do evento, celebrou o sucesso da primeira edição do CanaShow. “Nada disso poderia ter acontecido sem as pessoas que acreditaram. É uma grande satisfação poder contribuir para a atividade canavieira. Sou canavicultor de raiz, gosto da atividade e torço para que a evolução constante de todos os nossos personagens permaneça acontecendo em nossa Alagoas.”
O evento destacou o papel da tecnologia como alavanca de crescimento do setor bioenergético, reforçando a busca contínua por inovações que impulsionam a produtividade e a sustentabilidade na cultura da cana-de-açúcar em Alagoas e em outras regiões do país.