Patinhas de Luz: aprendizes da Unidade Marituba realizam visita a abrigo de cães e gatos
No último dia 03, aprendizes do curso de Assistente Administrativo da Usina Caeté – Unidade Marituba realizaram uma visita ao abrigo Patinhas de Luz, instituição que acolhe cães e gatos em situação de vulnerabilidade.
No total, 25 aprendizes participaram da visita sob a supervisão da professora Isabel Cristina de Brito e da coordenadora de Gestão de Pessoas da Marituba, Jamile Lima.
Abrigo Patinhas de Luz
Atualmente são 479 animais assistidos pela instituição, localizada no povoado Tabuleiro de Dentro, no município de São Sebastião (AL).
“O abrigo faz um trabalho fantástico e possibilita que animais abandonados saiam do sofrimento vivenciado nas ruas, e tenham cuidados básicos de alimentação, saúde e higiene”, destacou a coordenadora de Gestão de Pessoas da Unidade Marituba, acrescentando que “infelizmente estamos lidando com um caso de saúde pública que reflete diretamente na realidade do nosso país, mas se cada um fizer a sua parte, acredito que podemos ter uma sociedade melhor.”
Segundo Jamile Lima, o objetivo da visita dos aprendizes foi estimular a sensibilização sobre a causa animal e a importância da doação [os aprendizes doaram espontaneamente ração para os animais]. “Essa geração pode e deve ser multiplicadora de questões sociais relevantes. O cuidado e a proteção aos animais é urgente! Eles estão em toda a parte, mas na maioria das vezes passam despercebidos. Muitos estão perdidos ou são abandonados. Uma realidade dura e muito cruel”, assinala a coordenadora.
Jamile fez questão de ressaltar o trabalho desenvolvido pelo diretor-presidente da instituição, Fernando Silva. “Ele está de parabéns pelo gesto de amor e proteção aos animais. É desafiador o cuidado diário, principalmente quando se tem um abrigo que sobrevive apenas de doações e da solidariedade das pessoas. Foi emocionante ver a alegria daqueles cães ao nos receber, e senti que estávamos levando um pouco do nosso amor e carinho. Que essa iniciativa sirva de exemplo para outras pessoas e possibilite aos animais abandonados e vítimas de maus-tratos, uma nova chance de ter uma vida feliz e saudável”, frisou Jamile Lima.
Para a professora Isabel Cristina de Brito, a visita ao abrigo Patinhas de Luz, representou uma experiência única. “Nos depararmos com um amor incondicional que o Fernando tem pelos animais, isso me fez repensar sobre o quanto muitas vezes encontrei cães e gatos abandonados e na correria do dia a dia passou desapercebido. Depois dessa experiência, percebo que mudou minha concepção ao testemunhar um gesto grandioso de amor pelos cães e gatos, marcando fortemente o meu coração.”
A aprendiz Fernanda Vasconcelos destacou que a visita ao abrigo só aumentou ainda mais a admiração pelos animais. “São seres iluminados, que não merecem passar por situações difíceis, fome e miséria. Desde criança tive um amor diferenciado por animais, acho que o amor cresce quando convivemos e presenciamos a gratidão e o agradecimento pelo carinho que oferecemos. A visita foi um dia especial, que ficará sempre em minha memória.”
Na opinião de Miguel Ângelo Damasceno, conhecer a instituição foi uma experiência marcante. “Foi emocionante quando entrei no local e me deparei com a quantidade de animais e com o bem-estar deles naquele ambiente. O que mais me chamou atenção foi a atitude dos responsáveis em manter um local acolhedor para os cães. Foi incrível poder estar presente naquele momento e notar a empolgação nos olhos do responsável pelo abrigo.”
A coordenadora de Gestão de Pessoas da Unidade Marituba afirmou que “são atitudes como a do Fernando Silva que me faz ter esperança na humanidade. Espero que essa ação inspire outras pessoas, contribuindo para um mundo melhor”, finalizou Jamile Lima.