Paulicéia realiza blitz educativa durante o Maio Amarelo e reforça compromisso com a segurança no trânsito

A Usina Caeté – Unidade Paulicéia promoveu, durante este mês de maio, uma série de ações em apoio ao Movimento Maio Amarelo, campanha que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes de trânsito. O objetivo da mobilização é ir além da sensibilização, promovendo uma cultura de respeito, prudência e responsabilidade nas vias, tanto dentro quanto fora do ambiente corporativo.
A Usina Caeté realiza ações todos os anos com foco em ampliar o alcance das mensagens preventivas e melhorar, continuamente, as estratégias de comunicação com os colaboradores, tema destacado pelo engenheiro de Segurança do Trabalho da Unidade Paulicéia, Victor Vinícius da Silva. “A cada ano pensamos em formas mais eficazes de envolver os motoristas e disseminar os cuidados para que tenhamos um trânsito mais seguro para todos.”
Este ano, uma das principais iniciativas foi a blitz educativa organizada em parceria com a empresa de transporte coletivo Oliver Solutions. Durante a ação, motoristas foram abordados e receberam orientações sobre direção segura, além de passarem por testes rápidos de saúde, como glicemia, aferição da pressão arterial e teste do bafômetro. A iniciativa também envolveu os motoristas dos veículos leves, pesados e os que transportam produtos perigosos para a Unidade Paulicéia.
“Para alcançar um maior número de pessoas, demarcamos a área com cones e afunilamos o trajeto, tornando-o de sentido único. Assim, conseguimos abordar praticamente todos os motoristas que circularam pela Unidade naquele dia”, explicou Victor Vinicius da Silva.
Segundo o engenheiro de Segurança do Trabalho, a adesão foi extremamente positiva. Os colaboradores demonstraram reconhecimento pelo cuidado e acolhimento transmitidos pela Caeté. “Os testes de saúde chamaram muito a atenção. É impossível conduzir um veículo com segurança se a pessoa não estiver bem. Um simples descontrole no nível de açúcar no sangue, por exemplo, pode levar à sonolência e provocar acidentes graves”, alertou.
Para Victor Vinicius da Silva, o maior resultado alcançado foi a interação direta com os motoristas, reforçando que a segurança no trânsito é uma construção coletiva e contínua. “Mostramos que estamos dispostos a contribuir, mas que essa responsabilidade é de todos. A resistência a mudanças e o comportamento inseguro ainda são grandes desafios, mas temos um calendário anual com campanhas contínuas que reforçam nosso compromisso com um ambiente seguro.”
O engenheiro de Segurança do Trabalho reforçou ainda o tema do movimento em 2025 – Mobilidade humana, Responsabilidade Humana. “O Maio Amarelo alerta para a responsabilidade de todos os motoristas, pedestres e ciclistas. A segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada. Precisamos educar, sensibilizar e, principalmente, dar o exemplo todos os dias.”