Usina Caeté – Unidade Paulicéia mantém ritmo de produção de moagem com a cristalização do açúcar VHP

Em abril deste ano, a Usina Caeté – Unidade Paulicéia começou a safra 2025/2026 com uma ampliação em seu mix de produtos. O início de produção do açúcar VHP (Very High Polarization), resultado de um investimento na ordem do R$ 200 milhões, ocorreu em 10 de abril de 2025.
A nova fábrica de açúcar, que leva o nome do fundador da Companhia, Industrial Carlos Lyra, foi projetada para uma produção diária de 14.000 a 16.000 scs/dia, porém, de acordo com o gerente industrial da Paulicéia, já alcançou produções acima da projetado.
José Márcio Pereira explica que esta é uma fase de ajustes e adequações dos parâmetros previstos no projeto. “Buscamos otimizar ao máximo o potencial da fábrica. Estamos em fase de treinamento do contingente selecionado para operar a fábrica, e para isso, contamos com o apoio de colaboradores da Usina Caeté, Matriz e da Usina Marituba, de Alagoas.
“Ainda não temos mão-de-obra especializada para operar os equipamentos. Esse apoio dos colaboradores da Caeté e da Marituba está sendo de suma importância para darmos estabilidade nos processos, com segurança e qualidade do açúcar”, assinalou José Márcio.
A nova fábrica foi construída ainda na safra passada, e a equipe enfrentou o desafio de moer e manter o cronograma para erguer a construção. “A fábrica vem surpreendendo as expectativas de toda equipe! O sentimento de todos é de dever cumprido, de satisfação em participar de outra etapa de crescimento dessa Unidade no Oeste paulista, onde, particularmente, estou acompanhando desde as suas primeiras fundações.”
O gerente industrial destacou ainda um dos diferenciais da nova fábrica: o elevado grau de automação aplicado, como os demais setores industriais da Planta. “Sem dúvida alguma, esse diferencial permite uma maior eficiência nas operações e otimização dos ativos da empresa.”
Associação com a Copersucar
A Usina Caeté é associada da Copersucar, um ecossistema de alimento e energia limpa derivados do campo que viabiliza soluções em escala para a transição energética e a segurança alimentar global. Seguindo o gerente industrial, o açúcar VHP está sendo escoado para o terminal da Copersucar localizado no Porto de Santos, em São Paulo.
Safra em números
A expectativa para a safra atual é processar aproximadamente 2,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 85 milhões de litros de etanol, cerca de 150 mil toneladas de açúcar VHP, além de 85 mil MWh de bioeletricidade.
O diretor Agroindustrial da Usina Caeté, Luiz Magno Brito, assinalou que o início da operação da nova fábrica de açúcar é a concretização de um sonho, tornando a Unidade Paulicéia uma das mais modernas do cenário bioenergético brasileiro. “Essa fábrica de açúcar é a continuação de um projeto que começou só com etanol. Estamos cumprindo o sonho de Doutor Carlos Lyra. Para mim é a realização de uma meta!”