Close

Notícias

Usina Caeté participa de celebração dos 100 anos do etanol no Brasil na Usina Serra Grande

Usina Caeté participa de celebração dos 100 anos do etanol no Brasil na Usina Serra Grande

No dia 8 de setembro, diretores da Usina Caeté estiveram presentes no evento que marcou o lançamento do livro comemorativo aos 100 anos do etanol no Brasil, realizado na Usina Serra Grande, em São José da Laje (AL). A obra, editada pelo Governo de Alagoas, resgata a história pioneira do combustível renovável no país, que teve início em solo alagoano.

A programação contou com a recepção das autoridades no Museu da Usina Serra Grande, espaço que preserva a memória do Coronel Carlos Lyra e de seu filho, Salvador Lyra, e que mantém parte do acervo histórico familiar e da empresa. Durante a visita, houve a entrega do livro e a apresentação das Reservas do Patrimônio Privado Natural (RPPNs) mantidas pelo setor e reconhecidas pelo Governo de Alagoas.

Em seguida, os convidados participaram do descerramento da placa comemorativa aos 100 anos do etanol e acompanharam a demonstração da primeira locomotiva que transportou o combustível, símbolo de uma trajetória que começou na Serra Grande com o carburante álcool-motor denominado USGA. Na ocasião, os homenageados receberam placas comemorativas, com destaque para os descendentes do Doutor Salvador Lyra que se fizeram presentes na celebração: a empresária da Usina Caeté, Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias e seu filho Carlos Lyra Lopes de Farias, além de Tereza Collor, Ricardo Lyra e Guilherme Lyra.

Representando a Usina Caeté, estiveram presentes o Diretor-presidente Aryl Lyra, os diretores Paulo Couto, Araken Barbosa e Luiz Magno Brito. O senador Fernando Farias, o secretário do Gabinete Civil de Alagoas, Felipe Cordeiro, o diretor do Departamento Nacional de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Marlon Arraes, o prefeito de Ibateguara, Geo Cruz, e a prefeita de São José da Laje, Angela Vanessa, também marcaram presença no evento.

Memória e legado
Para o presidente da Usina Serra Grande, Luiz Antônio Andrade Bezerra, o evento reforçou o compromisso de manter viva a história do setor. “Estamos comemorando um fato importantíssimo que foi o início do álcool combustível em escala comercial. Tudo começou aqui, em 1925, como uma ideia do Coronel Carlos Lyra, colocada em prática pelo seu filho, Salvador Lyra. Agora, ao completar 100 anos, fazemos questão de mostrar a importância desse legado para Alagoas e para o Brasil.”

O presidente do Sindaçúcar/AL, Pedro Robério Nogueira, destacou a relevância da data. “Este evento resgata a história do etanol no Brasil, iniciada aqui, na Serra Grande, pela iniciativa visionária de Salvador Lyra. Foi um movimento pioneiro que hoje culmina com o etanol sendo o biocombustível mais importante do país e uma solução brasileira para a descarbonização.”

O presidente da Datagro, Plínio Nastari, lembrou a influência de Alagoas na criação do Proálcool. “Aqui celebramos 100 anos de ousadia, pioneirismo e patriotismo de grandes brasileiros. O USGA, desenvolvido em Serra Grande, foi inspiração para a criação do Instituto do Açúcar e do Álcool em 1933 e para a consolidação do Proálcool, que trouxe desenvolvimento econômico, social e ambiental.”

Representando a Usina Caeté, o diretor administrativo Paulo Couto ressaltou o orgulho do Grupo Carlos Lyra em fazer parte dessa trajetória. “Vivemos um momento histórico. Há 100 anos já havia a preocupação com energia sustentável e renovável, e o Brasil foi precursor nessa agenda. Cabe a nós continuar desenvolvendo esse trabalho para que as próximas gerações colham bons frutos.”

A empresária Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias, bisneta do Coronel Carlos Lyra e neta de Salvador Lyra, a quem carinhosamente chamava de “Vô Dô”, destacou a emoção em ver preservada a memória de sua família. “Meu bisavô e meu avô foram visionários. Eles enxergaram, ainda em 1925, as perspectivas do cenário do setor e criaram uma solução. Hoje, ao relembrar essa história, percebemos a importância de preservar esse legado para as futuras gerações.”

Etanol: do pioneirismo ao futuro
O evento celebrou um marco histórico e reafirmou o protagonismo de Alagoas no setor bioenergético e na busca por soluções sustentáveis. Na lembrança do passado e nos projetos para o futuro, os 100 anos de etanol no Brasil demonstram claramente o papel transformador do biocombustível nacional na economia, no meio ambiente e na sociedade.

Skip to content