Close

Notícias

Usina Caeté celebra 60 anos com missa em Ação de Graças

Usina Caeté celebra 60 anos com missa em Ação de Graças

Celebração eucarística marca o início da safra 2025/2026

O setor de fabricação de açúcar foi palco da missa em Ação de Graças pelos 60 anos da Usina Caeté e o início da safra 2025/2026. Mais de 500 pessoas compareceram ao evento, celebrado pelo padre Luís Cláudio Pereira, titular da Paróquia Nossa Senhora do Ó, em São Miguel dos Campos (AL).

Marta Luciana Sampaio, gerente de Gestão de Pessoas, saudou a todos, ressaltando que “celebrar esta data, nos remete a um passado de desafios, um presente de conquistas e um futuro de realizações.”

Coube ao diretor Administrativo, Paulo Couto Ramalho, dar as boas-vindas em nome da Diretoria. “Caeté vive na vanguarda do setor bioenergético, consolidando sua trajetória em sintonia com o crescimento de São Miguel dos Campos e das regiões circunvizinhas. Neste ano de 2025, celebramos ainda o centenário do Doutor Carlos Lyra, um homem que dedicou sua vida a empreender. Ele transformou o município de São Miguel dos Campos através do seu sonho de ingressar no setor da cana-de-açúcar, gerando emprego, renda e promovendo ações de responsabilidade social, a exemplo do projeto educacional iniciado por Dona Virginia e Dona Elizabeth. A Escola Conceição Lyra é uma referência de ensino de qualidade desta cidade”, salientou o diretor da Usina Caeté.

Paulo Couto Ramalho destacou ainda que a cultura do pertencimento deve estar presente em todas as etapas de jornada de cada um, garantindo a perenidade da Caeté e sua posição de referência no setor bioenergético. “Aos colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros agrícolas, e a todos vocês que direta ou indiretamente fazem parte da Caeté, deixo uma mensagem em especial: vamos juntos escrever mais um capítulo vitorioso da nossa história!”, acentuou.

Muito emocionada, a empresária Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias, agradeceu o apoio que sempre recebeu dos pais na missão de garantir um ensino de qualidade para os filhos dos colaboradores e crianças da comunidade de São Miguel dos Campos. Em seu discurso, externou sua gratidão ao marido, senador Fernando Farias, à mãe, Virginia Lyra, aos filhos Carlos e Maria Cristina, ao genro Leonardo, à nora Bruna e aos netos Carlos Eduardo e Olívia, presentes à cerimônia, lembrando ainda dos netos Fernando e Sofia, que não puderam comparecer.

A empresária lembrou a trajetória do pai e a relação com São Miguel. “Caeté nasceu da realização do sonho do meu pai de ingressar no setor da agroindústria da cana-de-açúcar. Mas ele foi além: transformou essa empresa em uma referência para São Miguel dos Campos, Alagoas e o Brasil. Celebrar os 60 anos da Caeté, no ano em que meu pai completaria 100 anos, é, sem dúvida, um marco de laços indissolúveis. Essas datas vão além da simbologia: é viver um momento único de comemoração coletiva, que só é possível graças à participação de todos.”

Na ocasião, foi exibido um vídeo que narra a trajetória do industrial Carlos Lyra, mostrando sua atuação no setor e na política, onde exerceu dois mandatos como senador da República.

A empresária Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias recebeu uma placa em comemoração aos 60 anos da Caeté do empresário e também fornecedor de cana, Philipe Jatobá, que destacou a importância da empresa na sua carreira.

A cerimônia foi encerrada com o canto de parabéns, entoado por Ana Costa, com a participação do Coral Vozes, composto por alunos da Escola Conceição Lyra, em torno do bolo produzido pelo confeiteiro e parceiro da Usina Caeté, Artur Cavalcanti. Neste ano, também se apresentou o Coro Prisma, sob a regência do maestro Gustavo Campos.

O padre Luís Cláudio Pereira abençoou os presentes e, ao som da buzina da frota estacionada no pátio industrial, abençoou os equipamentos e colaboradores.

Expectativas para a safra

“Estamos preparados para o início da safra 25/26, fruto de seis meses de intensa preparação em nossa área industrial, com apoio fundamental das equipes de logística, financeira, administrativa e demais setores. Hoje, celebramos também os 60 anos da Usina Caeté reforçando nosso compromisso com a inovação, a gestão de pessoas e a construção de um futuro cada vez mais sólido. Tenho plena confiança de que faremos uma grande safra, com resultados que certamente virão.”
Juliano Sampaio
Gerente Industrial da Usina Caeté

“Este início simboliza a dedicação de todos os nossos colaboradores e o compromisso da Usina Caeté em aliar tradição e inovação na busca por resultados de excelência. Com a união de cada área produtiva, tenho certeza de que alcançaremos metas expressivas, sempre priorizando a segurança e a valorização da nossa equipe. Que seja uma safra grandiosa para todos nós.”
José Carlos Lyra
Gerente Administrativo

“A safra 25/26 se inicia em um cenário climático desafiador. Após um período de estiagem no final do último ciclo e um atraso nas chuvas, temos agora uma expectativa bastante positiva para o ano agrícola. Estamos confiantes em alcançar bons indicadores, tanto no campo quanto na indústria. Desejo a todos uma excelente safra, com muita segurança e proteção, sob as bênçãos de Deus e de Nossa Senhora, para que juntos possamos trilhar mais uma jornada de conquistas.”
Mário Sérgio Matias
Superintendente de Operações Agrícolas

“O início da safra é sempre um marco especial. Esperamos que esta safra transcorra de forma segura e que alcance os resultados planejados por toda a equipe, a qual já se encontra pronta e motivada. Desejo que cada colaborador mantenha o espírito de união que faz da Usina Caeté uma grande família, trabalhando com dedicação, saúde, segurança e propósito comum.”
Araken Barbosa
Diretor Financeiro

“Entramos em mais uma safra com o compromisso de ampliar nossa produção de açúcar e etanol. O desafio é grande, mas também é motivo de orgulho para todos nós. Seguiremos firmes na busca por mais uma safra vitoriosa, em que cada colaborador da Usina Caeté se sinta honrado por contribuir para este projeto coletivo de crescimento e sucesso.”
Luiz Magno Brito
Diretor Agroindustrial

Skip to content