Usina Caeté participa do Cana Show Inovação com destaque para a tecnologia de mudas pré-brotadas

A Usina Caeté marcou presença na 2ª edição do Cana Show Inovação, evento que reuniu lideranças e profissionais do setor canavieiro para o compartilhamento de experiências e a difusão de novas tecnologias. Realizado no dia 25 de setembro, na Fazenda Santo Antônio, em São Miguel dos Campos (AL), o encontro foi idealizado pelo engenheiro agrônomo e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Edilson Maia.
O evento contou com 29 estações demonstrativas e reuniu produtores e representantes de diversos estados do Brasil, além de visitantes internacionais da Argentina, Guatemala e Nicarágua.
No estande da Usina Caeté, o destaque foi a produção de mudas pré-brotadas (MPBs). O público pôde conhecer todo o fluxograma do processo, que garante a multiplicação rápida de novas variedades e contribui para a melhoria contínua dos canaviais. “Ficamos muito felizes em contribuir para o evento, demonstrando nossa evolução tecnológica. Quem nos visitou pôde acompanhar in loco o funcionamento completo da produção de MPBs e esclarecer dúvidas sobre todas as etapas, do início ao acabamento das mudas”, afirmou o coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Usina Caeté, João José de Oliveira.
Segundo o coordenador agrícola Eloam Soares, a multiplicação das MPBs é resultado de um trabalho técnico minucioso. O processo utiliza variedades de interesse comercial com até 10 meses de idade, garantindo a viabilidade das gemas, que são extraídas em formato de chips ou meia-lua. Depois, passam por bioestimulação, germinação, aclimatação e rustificação. “As mudas são levadas ao campo após cerca de 60 dias, podendo ser utilizadas em plantio direto, replanta ou multiplicação rápida de novas variedades”, explicou.
Além das MPBs, o estande apresentou o portfólio de bioinsumos e fertilizantes produzidos e utilizados pela empresa, reforçando o compromisso da Caeté com a agricultura sustentável. O espaço contou ainda com a presença do Itys Drinks, parceiro da Usina.
A participação da Caeté no evento reforça sua posição de vanguarda tecnológica no setor sucroenergético nordestino. “O Cana Show reúne toda a classe canavieira do estado e regiões vizinhas. É um evento que mostra a modernidade empregada pelo setor e, claro, pela Usina Caeté. Estamos sempre buscando inovação, seja por meio das MPBs, dos bioinsumos ou do nosso programa nutricional de alta complexidade”, destacou o superintendente de Operações Agrícolas, Mário Sérgio Matias.
Para o diretor administrativo Paulo Couto, o Cana Show é uma oportunidade singular de aprendizado e troca de experiências. “É um evento muito importante para a comunidade canavieira de Alagoas e de todo o Brasil. Edilson Maia é um entusiasta da cana-de-açúcar e tem contribuído de forma disruptiva para o desenvolvimento de novas tecnologias e práticas inovadoras no cultivo.”
O diretor-presidente da Usina Caeté, Aryl Lyra, ressaltou a importância do evento e a parceria de longa data com Edilson Maia. “Conheço o Edilson há mais de 40 anos e costumo chamá-lo de ‘Professor Pardal’. A Caeté, pelo segundo ano consecutivo, apoia este projeto, que é uma verdadeira vitrine de inovação. Aqui é possível ver de tudo, desde novas variedades até o bisturi canavieiro, equipamento desenvolvido por Edilson, que também é nosso fornecedor de cana. Foi uma oportunidade única para o setor, e a Caeté agradece e parabeniza o Edilson pela iniciativa.”
A programação incluiu ainda palestra técnica de Raphael Delloiagono, mestre em Economia pela USP, sobre “Custos para a Safra 2024/2025 e Perspectivas para 2025/2026”, trazendo uma visão estratégica do cenário econômico do setor.
Outro momento de destaque foi a assinatura da Lei Municipal nº 1.714, de 24 de setembro de 2025, pelo prefeito George Clemente e pelo secretário de Educação de São Miguel dos Campos, instituindo a Escola Municipal Agrícola de Tempo Integral, iniciativa que reforça o compromisso do município com a formação técnica e o desenvolvimento do agronegócio local.
Na solenidade de abertura, foi exibido um vídeo sobre o engenheiro químico Salvador Pereira de Lyra, pioneiro nos experimentos com o álcool-motor. O anfitrião do evento prestou uma homenagem simbólica ao Dr. Salvador Lyra, convidando sua neta, a empresária Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias, para destacar a importância de seu avô no marco dos 100 anos do etanol no Brasil.
O Cana Show Inovação consolida-se como um espaço de difusão de conhecimento, cooperação e fortalecimento do agronegócio. “Quando se pensa de forma coletiva e sustentável, os resultados aparecem. A Caeté é ímpar em sua visão tecnológica e tem sido uma parceira fundamental na busca por soluções inovadoras que impulsionem o nosso setor”, concluiu Edilson Maia.
O evento contou ainda com a participação de Dona Virginia Lyra; do senador Fernando Farias e do empresário Carlos Farias; da conselheira da Usina Caeté, Irene Leite; dos diretores Agroindustrial, Luiz Magno Brito, e Financeiro, Araken Barbosa; além do gerente-geral da Unidade Marituba, da gerente de Gestão de Pessoas, Marta Luciana Sampaio, e de diversos colaboradores das duas usinas de Alagoas pertencentes ao Grupo Carlos Lyra