Close

Notícias

Carlos Antônio Silva: 18 anos de base e evolução na Usina Caeté

Carlos Antônio Silva: 18 anos de base e evolução na Usina Caeté

Em homenagem ao Dia do Profissional de Construção Civil, a Usina Caeté celebra a trajetória de Carlos Antônio Silva, coordenador de Construção Civil da Unidade Marituba, cuja carreira de 18 anos simboliza a solidez e a importância do setor para o crescimento do Grupo Carlos Lyra.

A história de Carlos Antônio Silva na Caeté começou em janeiro de 2007, como Técnico em Edificações. Com dedicação e espírito de liderança, assumiu a coordenação do setor de construção civil  em junho de 2014, cargo que ocupa até hoje. Sua evolução acompanha a própria modernização da Unidade. “o setor de construção civil é extremamente dinâmico e atua como ponto de partida para muitos outros processos — seja na área administrativa, agrícola ou, principalmente, industrial. Em essência, a civil é a base que dá início ao trabalho em setores como caldeiraria, elétrica e tantos outros.”

À frente de uma equipe que cresceu junto com a empresa, Carlos Antônio Silva participa de todas as etapas — da elaboração de projetos e orçamentos ao acompanhamento de obras e desenvolvimento de cronogramas. Essa atuação tem sido decisiva para a reestruturação e o avanço da área. “Quando cheguei, o setor contava com apenas dois colaboradores; hoje somos mais de vinte. Essa evolução trouxe ótimos resultados, tanto para o meu desenvolvimento profissional quanto para a Usina.”

Natural de Boca da Mata, Carlos Antônio Silva lembra que tudo começou com o desejo de fazer parte do Grupo Carlos Lyra. “Era um sonho de infância trabalhar no Grupo, e isso se realizou há 18 anos. A Usina Caeté sempre foi vista como uma das melhores empresas para se trabalhar. Participar de atividades em outras unidades do grupo foi um processo evolutivo, tanto para mim quanto para a organização.”

Sua trajetória também é marcada pela superação de desafios e pela busca constante de aprimoramento. “Quando cheguei, tudo era muito novo. Evoluímos juntos nesses 18 anos, com a chegada do asfalto e a construção da refinaria. O setor de construção civil participou da melhoria de muitos processos. Tive a oportunidade de crescer e aprimorar os métodos que tínhamos.”

Atualmente, Carlos Antônio Silva dedica-se a fortalecer a sustentabilidade dentro da área, implementando práticas que unem eficiência e consciência ambiental. “Temos focado muito na questão socioambiental, buscando maximizar processos e minimizar resíduos. Procuramos sempre reaproveitar materiais que seriam descartados, o que reforça nossa responsabilidade ambiental e promove a melhoria contínua.”

Com sua liderança, o setor de construção civil da Unidade Marituba atingiu um novo patamar de organização e eficiência. “Sou o colaborador mais antigo da área, e hoje contamos com diversas funções essenciais para o funcionamento da Unidade.”

Para Carlos Antônio Silva, superar obstáculos é o que impulsiona o progresso. “As dificuldades sempre existirão para nos fazer superá-las. Buscamos parcerias, internas e externas ao setor, para não nos limitarmos ao problema, mas sim encontrar soluções eficazes.”

Com humildade e orgulho, Carlos Antônio Silva resume sua trajetória em uma mensagem inspiradora. “Saí de onde saí e me considero um vencedor. Digo a todos: acreditem no sonho. Você pode desacreditar de tudo, mas o sonho é gratuito — e ele vai te levar aonde você quiser. O mundo não tem muros, e os sonhos não têm barreiras.”

Nesta homenagem ao Dia do Profissional de Construção Civil, a Usina Caeté reconhece e agradece a dedicação de Carlos Antônio Silva, cuja história ajuda a construir, literalmente, o futuro do Grupo Carlos Lyra — com base sólida, inovação e propósito.

Skip to content