A história do Grupo Carlos Lyra teve início no ano de 1951, quando o industrial Carlos Benigno Pereira de Lyra Neto assumiu a Algodoeira Lagense S/A. A empresa, com sede no município alagoano de São José da Laje, atuava no ramo de compra, processamento e comercialização de algodão, milho, mamona e café.
Mas foi em 1965, com a aquisição da Usina Caeté, Matriz, no município alagoano de São Miguel dos Campos, que o visionário Carlos Lyra iniciou sua trajetória empresarial no setor da agroindústria da cana-de-açúcar, mantendo uma tradição de mais de 125 anos, herdada do avô, Coronel Carlos Lyra e do seu pai, Salvador Lyra, em terras da Usina Serra Grande.
Uma história construída com muita dedicação, investimentos e responsabilidade socioambiental. Atualmente, a Companhia possui três unidades produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade, nos estados de Alagoas e São Paulo, gerando mais de 8 mil empregos diretos para o país.
Doutor Carlos Benigno Pereira de Lyra Neto, nasceu em 20 de junho de 1925, era filho de Salvador Pereira de Lyra e Maria da Conceição Diniz Pereira de Lyra, tradicional família ligada a agroindústria da cana-de-açúcar. Foi fundador do Grupo Carlos Lyra, um conglomerado de empresas com atuação nos segmentos sucroenergético, pecuária, têxtil, fertilizantes, radiodifusão e táxi aéreo.
Doutor Carlos formou-se em Engenharia Química na universidade de Indiana, nos Estados Unidos (1947/1951). Em 1951, assumiu o controle acionário da Algodoeira Lagense, comercializando algodão, mamona e fumo e, em 1965, adquiriu a Usina Caeté, em São Miguel dos Campos (AL), ingressando no segmento sucroenergético. Com características únicas e visionárias, Doutor Carlos construiu a Usina Caeté – Unidade Marituba, em 1979, situada em Igreja Nova e adquiriu a Usina Caeté – Unidade Cachoeira, em 1986, em Maceió, consolidando-se como o maior Grupo de Alagoas. Com a expansão para o Sudeste, construiu a Usina Caeté – Unidade Volta Grande, em 1996, no município de Conceição das Alagoas e assumiu, no ano de 2001, o controle acionário da Usina Caeté – Unidade Delta, ambas localizadas no Triângulo Mineiro. Doutor Carlos foi além e, no ano de 2007, implantou no Oeste paulista a Usina Caeté – Unidade Paulicéia, em Paulicéia, transformando-se em um dos mais influentes industriais do setor sucroenergético do Brasil.
Foi Senador da República no período de 1979 a 1987. Em seu vasto currículo, Doutor Carlos Lyra foi Conselheiro da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Membro Conselheiro do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos e Membro da Comissão Brasileira na reunião anual da Junta de Governadores do FMI – Fundo Monetário Internacional, realizado na cidade de Salzburger na Áustria.
Em 1992, Doutor Carlos Lyra, com sua experiência na comercialização do algodão e a convivência com o setor têxtil, adquiriu a Fábrica da Pedra, localizada no município de Delmiro Gouveia (AL). O industrial, que sempre destacou o potencial da região do Alto Sertão e sua admiração pelo povo sertanejo, modernizou o parque fabril e conquistou os mercados brasileiro e sul-americano. Vale destacar que Doutor Carlos era extremamente dedicado à Fábrica da Pedra e deixava claro seu entusiasmo pela empresa.
O legado de Doutor Carlos Lyra traduz uma expressiva história de contribuição para o desenvolvimento socioeconômico de Alagoas, Minas Gerais, Goiás e São Paulo.
Casou-se com a americana Nancy Virginia Karns Lyra, com quem teve dois filhos: Robert e Elizabeth. Faleceu no dia 20 de agosto de 2017.
Copyright © - Grupo Carlos Lyra. Todos os direitos reservados.