Escola Conceição Lyra desenvolve o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos em mais uma edição da Feira do Pequeno Empreendedor

No último dia 7 de novembro, a Escola Conceição Lyra realizou a 2ª edição do Projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), com a participação dos alunos do 1º ao 9º ano. O evento abordou temáticas como sustentabilidade, criatividade e empreendedorismo, com o objetivo de despertar o pensamento empreendedor nos jovens e estimular a prática de identificação e solução de problemas. A iniciativa contou com a presença e o apoio dos pais.
Os alunos do Ensino Fundamental I trouxeram o Nordeste como protagonista no plantio e na colheita de ervas aromáticas, temperos caseiros, banana e coco, destacando os benefícios da culinária saudável e a diversidade de matérias-primas encontradas na região. A reutilização de materiais, como plástico e papel, para a produção de brinquedos também foi evidenciada.
Já nas apresentações do Ensino Fundamental II, o foco esteve em soluções sustentáveis e modernas, com destaque para a tecnologia robótica, a compostagem do lixo como adubo orgânico e o uso da automação de processos como forma de otimizar o tempo e aumentar a eficiência.
A analista do Sebrae/AL, Maysa Alves, ressaltou a importância de estimular o espírito criativo das crianças. “Isso amplia a possibilidade de sonhar. Precisamos fomentar nos jovens a ideia de que eles podem transformar e ser protagonistas das próprias vidas. Empreender é ampliar futuros.”
O consultor do Sebrae/AL, Vitor Fabiano dos Santos, também destacou o papel dos professores. “Os docentes desempenharam um papel essencial neste projeto. Trouxeram ideias inovadoras e integradoras que, sem dúvida, vão transformar a realidade da comunidade miguelense. A Escola Conceição Lyra, assim como a Usina Caeté, reforça seu compromisso social.”
A criatividade e a consciência empreendedora dos alunos foram evidenciadas em projetos como o “Estuda Aí”, idealizado pela aluna Maria Eduarda Silva, que propôs a criação de um aplicativo para auxiliar os estudantes em suas dificuldades de aprendizado. O app utiliza Inteligência Artificial para personalizar e tornar o processo de estudo mais agradável e eficaz. “Percebemos que muitos alunos enfrentavam dificuldades para estudar, então queremos ajudá-los a tornar esse processo mais produtivo e prazeroso”, explicou Maria Eduarda Silva.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de São Miguel dos Campos, Adeline Carvalho, destacou a parceria da escola com as instituições de ensino voltadas ao empreendedorismo. “Os profissionais da SEDECTI estão dispostos a apoiar quem acredita no empreendedorismo, incluindo a juventude. Nossas portas estão abertas para orientá-los e direcioná-los a um futuro promissor.”
Para a coordenadora pedagógica da Escola Conceição Lyra, Ed’rose Oliveira, o JEPP tem um papel fundamental na construção do pensamento criativo e no protagonismo dos estudantes. “O projeto incentiva a prática de ações inovadoras e sustentáveis.”
A diretora da escola, Betânia Leite, expressou sua satisfação com os resultados da parceria com o Sebrae Alagoas e com o engajamento de todos os envolvidos. “A culminância desse projeto é resultado do desenvolvimento da educação financeira no ambiente escolar.”
A realização do Projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos reafirma o compromisso da Escola Conceição Lyra em promover um ensino pautado na criatividade, no desenvolvimento de competências para o futuro e no protagonismo juvenil.























