Usina Caeté promove curso de Aprendizagem em Soldador Industrial em parceria com o SENAI

A Usina Caeté, Matriz, em parceria com o SENAI Alagoas, está promovendo em São Miguel dos Campos o curso de Aprendizagem em Soldador Industrial, com o objetivo de capacitar jovens para atuação no setor industrial. A turma inicial é composta por 20 alunos e realiza suas atividades em uma Unidade Móvel do SENAI.
Estrutura da Unidade Móvel – O espaço é formado por um semirreboque totalmente equipado e adaptado, com todos os recursos necessários à prática da soldagem. A formação contempla conteúdos teóricos e práticos, com foco em diferentes processos de soldagem, como Eletrodo Revestido, MIG/MAG e TIG, atendendo às demandas da indústria local, incluindo o cenário produtivo da Usina Caeté.
De acordo com o instrutor do SENAI Kledson Oliveira, o engajamento dos aprendizes tem sido um dos pontos de destaque do projeto.”Essa parceria com a Usina Caeté é muito importante para o desenvolvimento dos jovens. Na Unidade Móvel, trabalhamos de forma teórica e prática os processos de soldagem mais utilizados no contexto industrial, o que desperta bastante interesse e faz com que eles se apaixonem pela área.”

Os alunos também ressaltam o impacto da iniciativa. Para Kawan Silva, a qualificação tem sido uma oportunidade de crescimento. “O curso desenvolvido pela Usina Caeté em parceria com o SENAI tem sido uma experiência muito boa. O professor está nos ensinando sobre amperagem, tipos de eletrodo e tudo o que envolve a solda. Minha expectativa é que esse período de aprendizado seja uma grande experiência na indústria.”

A aprendiz Ludmilla Oliveira destacou o ganho pessoal e profissional, enfatizando a descoberta de sua vocação. “Estou gostando muito do curso e, nesses quatro meses, me desenvolvi bastante. Antes, eu não tinha certeza de qual profissão seguir, e me encontrei na solda.”
Visita à indústria

Como parte da formação, os aprendizes visitaram a indústria da Usina Caeté, Matriz. A atividade foi acompanhada pelo gerente industrial Juliano Sampaio e pelas equipes de Gestão de Pessoas e Segurança do Trabalho, permitindo aos alunos observar a soldagem aplicada no ambiente industrial e interagir com colaboradores experientes.
Para a mobilizadora do Programa de Aprendizagem, Eliene Melo, os resultados são perceptíveis e os alunos destacam-se cada vez mais. “Os cursos de Aprendizagem têm nos trazido ótimos frutos na área agroindustrial. Temos contratado muitos jovens, tanto meninos quanto meninas, em áreas como solda, mecânica, elétrica e até administrativa. Fico muito feliz com os resultados obtidos.”
A iniciativa reafirma o compromisso da Usina Caeté com a formação profissional, a inclusão de jovens no mercado de trabalho e o fortalecimento da mão de obra qualificada na região.
