Close

Notícias

Ex-aluna da Escola Conceição Lyra está entre os 13 estudantes selecionados para estudar no Exterior

Ex-aluna da Escola Conceição Lyra está entre os 13 estudantes selecionados para estudar no Exterior

A história da ex-aluna da Escola Conceição Lyra é mais uma comprovação de que você pode alcançar tudo o que mais almeja, mas, para atingir seus objetivos, é preciso disciplina, muita força de vontade e, acima de tudo, dedicação aos estudos.

Ana Luísa Ribeiro (17) chegou na ‘Escolinha’ aos três anos de idade e lá permaneceu por 12 anos até concluir o 9º ano do Ensino Fundamental. A jovem é filha do colaborador da Usina Caeté, Luciano da Silva, que iniciou suas atividades na empresa em 2004, como vigilante, e atualmente é auxiliar administrativo, e da servidora pública Jormara Ribeiro de Souza da Silva, a mãe orgulhosa que se intitula como “fã incondicional da bela jovem que não desiste de seus sonhos”.

Ana Luísa Ribeiro é a primeira alagoana selecionada pelo UWC Brasil. Foto menor: Ana Luísa com o irmão Luís Henrique Ribeiro da Silva, também aluno da Escola Conceição Lyra

O exemplo de vida dos pais e a incessante busca pelo conhecimento fizeram Ana Luísa alçar novos voos. Em junho deste ano, a estudante foi selecionada entre os 13 estudantes brasileiros que ingressarão no programa residencial dos colégios UWC no Exterior. “É um privilégio ter uma família que sempre me apoiou. Meus avós saíram de uma realidade muito difícil e venceram com grande dignidade. Meus pais, sempre cuidadosos, em nenhum momento negaram meu sonho, pelo contrário, mesmo com restrições financeiras, fizeram o possível para que eu pudesse alcançar meus objetivos”.

UWC – O Comitê Nacional Brasileiro, também conhecido como UWC Brasil, é formado por ex-alunos, educadores, professores, psicólogos e outros entusiastas do movimento UWC, que dedicam seu tempo de maneira voluntária às atividades e operações no Brasil.

Com a seleção, Ana Luísa participará, por um período de dois anos, de estudos em um dos colégios da instituição no Canadá, já a partir deste segundo semestre de 2022. “A seleção é precedida por quatro fases. Com a classificação, a instituição analisa o perfil do candidato e direciona para o colégio cujas características são mais adequadas. “Irei para o Pearson College UWC, próximo ao Oceano Pacífico e que é guardião da Race Rocks, uma reserva ambiental de elefantes e leões marinhos”, afirma entusiasmada com as semelhanças entre o local e a realidade vivenciada”.

Sobre a UWC, Ana Luísa Ribeiro afirma que são 18 unidades, em diferentes localidades do mundo, e todos os colégios oferecem o rigoroso currículo acadêmico do International Baccalaureate (IBDP).

A ex-aluna da Escola Conceição Lyra, que sempre gostou das disciplinas exatas, sonha em ser Física ou Matemática. “Minha meta é entrar numa universidade nos Estados Unidos, mas quero retornar para o Brasil e dar continuidade aos meus projetos, ajudando pessoas na descoberta por novas possibilidades”.

Trajetória – Ana Luísa externa uma gratidão muito grande e significativa pela Escola Conceição Lyra. “Eu cresci na ‘Escolinha’, numa atmosfera aconchegante e sempre com muito carinho. Considero como a minha segunda casa, onde sempre recebi o apoio necessário. Quando conclui o 9º ano, pensava como poderia retribuir toda a oportunidade que encontrei naquele local tão especial”.

O período pandêmico trouxe desafios ainda maiores. Após enfrentar uma crise de ansiedade, a estudante lutou incessantemente para descobrir alternativas para colocar em prática sua grande vocação pela construção do saber e de como compartilhar o conhecimento com outros jovens. Tornou-se embaixadora do International Youth Day Brazil em Alagoas, durante o ano rotário 2021/2022, e atuou como presidente do Interact Club de São Miguel dos Campos (AL), além de ser voluntária por quatro meses na mentoria do PREP IF, “um projeto criado por estudantes para estudantes”.

Com vertente no protagonismo juvenil, Ana Luísa Ribeiro participou de inúmeros eventos, fundamentais para que aprofundasse as questões relacionadas às políticas públicas voltadas à juventude. Nesse período participou de uma mentoria gratuita para aprimorar o inglês, através da Wanderlust Brazilian Educational Initiative (WBEI), um programa social que visa democratizar o ensino de línguas na América Latina por meio de videoconferências.

A determinação da jovem, que traz grande maturidade em suas convicções, a leva a refletir sobre como atuar de maneira proativa, sem a necessidade de sair de sua cidade. “É preciso apenas perceber as possibilidades que estão ao seu redor”, diz.

Professores e alunos do 9º ano, durante a visita da ex-aluna nesta terça-feira (16)

Visita – Nesta terça-feira (16), a ex-aluna retornou à Escola Conceição Lyra, sendo recepcionada por alunos do 9º ano, pela diretora Betânia Leite, a coordenadora Michele Lacerda e os professores Salomão D’Luna, Edna dos Santos, Betânia Medeiros e Jeane do Nascimento. Na oportunidade, Ana Luísa destacou a importância de um ensino de base com qualidade e de como os 12 anos naquela instituição foram primordiais para alavancar seus planos futuros.

“Não tenho palavras para externar o agradecimento por esta escola e todos que nela trabalham. Não seria essa pessoa sem ter passado pela Escola Conceição Lyra. Meu coração está cheio de gratidão”. A visita, repleta de muita emoção, contou ainda com a participação da empresária Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias, que atuou como professora na Escola e que fez questão de estar presente neste momento tão marcante. A empresária demonstrou sua satisfação, orgulho e apoio às conquistas da ex-aluna.

Ascom Usina Caeté

“Não tenho palavras para externar o agradecimento por esta escola e todos que nela trabalham.’’

A empresária e ex-professora da Escola Conceição Lyra, Elizabeth Lyra de Farias, prestigiou o momento com Ana Luísa.

Ana Luísa Ribeiro com os alunos do 9º ano da Escola Conceição Lyra

A emoção da diretora da Escola Conceição Lyra, Betânia Leite e da mãe de Ana Luísa, Jormara Ribeiro.

 

Skip to content