Close

Notícias

Usina Caeté inaugura novo ponto de abastecimento de vinhaça enriquecida em São Miguel dos Campos

Usina Caeté inaugura novo ponto de abastecimento de vinhaça enriquecida em São Miguel dos Campos

A Usina Caeté, Matriz inaugurou um novo ponto automatizado de abastecimento de vinhaça enriquecida na última segunda-feira (18). O projeto, idealizado pelo coordenador agrícola Marcelo Augusto Soares, busca otimizar o circuito de aplicação localizada e reduzir os custos por hectare.

“A grande vantagem deste novo ponto é a redução do raio de aplicação, tornando o insumo mais eficiente. O processo torna-se totalmente controlado e automatizado, reduzindo os efeitos da mão-de-obra e, principalmente, evitando qualquer tipo de contaminação ao meio ambiente”, destacou o supervisor agrícola da Usina Caeté, Carlos Humberto da Silva.

Este é o segundo ponto de abastecimento de vinhaça enriquecida da empresa. Além de beneficiar a qualidade da operação, o novo projeto possibilita a utilização de outros nutrientes na vinhaça. Um diferencial deste projeto é a inovação de uma ponte volante, que elimina o procedimento de dosagem com auxílio de caminhão munck ou carregadeira, tornando o procedimento de carregamento em algo mais rápido e seguro. Com isso, em estimativa, todo o procedimento de carregamento de um tanque com 30 mil litros de vinhaça enriquecida passa a durar no máximo 10 minutos.

“É motivo de muito orgulho dizer que foi um projeto com 100% de mão-de-obra da Caeté”, ressaltou Marcelo Soares, destacando ainda a participação do superintendente agroindustrial Mário Sérgio Matias e a colaboração dos setores agrícolas. “A Irrigação ficou responsável pela montagem da malha hidráulica, os Tratos Culturais deram suporte logístico e de gestão de insumos, a Construção Civil nos apoiou grandemente com as áreas de vivências e o setor de Instrumentação realizou a automação dos processos. A união desses esforços resultou em uma redução de quatro vezes o custo estimado do projeto”, celebrou Marcelo Augusto Soares.

Skip to content